Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/UEFA
Divulgação/UEFA

Foram definidos, nesta quarta-feira (14), os dois confrontos semifinais da Liga dos Campeões da Uefa. De um lado, o 13 vezes campeão Real Madrid-ESP mede forças com o Chelsea-ING, que não figurava entre os quatro finalistas do torneio desde 2014. Mas o grande destaque da vez é o confronto entre Manchester City-ING e Paris Saint-Germain-FRA, que recolocará frente a frente Neymar e Pep Guardiola, velhos conhecidos de Barcelona-ESP.

Foi pelo clube catalão, por sinal, que ambos conquistaram, respectivamente, seus últimos troféus de Liga dos Campeões. Vice com o PSG na última temporada, Neymar foi campeão pelo Barça em 2015, enquanto Guardiola possui um título como jogador (1995) e dois como técnico (2009 e 2011) dos blaugranas. A conquista da edição atual, portanto, seria algo inédito para os dois, que quando juntos também não conseguiram o alcançar o feito. 


O fato de estarem em lados opostos, porém, não é novidade para Neymar e Guardiola em uma semifinal de Liga dos Campeões. Jogador e técnico se enfrentaram na mesma fase da competição em 2015, quando o treinador comandava o Bayern de Munique, eliminado pelo PSG nesta terça-feira (13). Quem se deu melhor foi o brasileiro, que ao lado de Messi e companhia se sagraria campeão logo em seguida, em final contra a Juventus-ITA. 

Os dois estiveram em lados opostos em outras três ocasiões. A primeira delas ocorreu no Mundial de Clubes de 20211, quando o Santos de um jovem Neymar acabou goleado pelo Barcelona de Pep. As outras duas também foram pela Liga dos Campeões, mas na fase de grupos da edição 2016/2017, quando o técnico já dirigia o Manchester City, contra o mesmo Barça. Em cinco confrontos no total, são três vitórias para o espanhol contra duas do brasileiro.

O primeiro confronto deste reencontro entre Neymar e Guardiola está marcado já para o próximo dia 27 de abril (terça-feira), com a partida de volta agendada para 4 de março. Os horários ainda serão confirmados pela Uefa, que em 2021 escolheu Istambul, na Turquia, como palco da grande final da Liga dos Campeões. A decisão, em jogo único, está marcada para o dia 29 de maio.