Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/CBF
Flickr/CBF

A defesa de Rogério Caboclo, presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entrou com um pedido junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão decida sobre a volta imediata dele ao posto. Esse já é o segundo pedido feito pelo dirigente.

A alegação é que a Comissão de Ética da CBF recomendou o afastamento por 15 meses do dirigente (três deles já cumpridos) por "conduta inapropriada" e não por assédio sexual e moral, conforme denunciado por sua secretária.

A defesa acredita que o pedido ao STJD tem caráter liminar, ou seja, de urgência, e está sem decisão há 32 dias, o que contraria determinação do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Dessa maneira, argumentação é que não há previsão legal para a decisão que afastou Caboclo por 60 dias (em julho), quando as investigações ainda estavam em curso.

Vale lembrar que o afastamento por 15 meses ainda precisa ser confirmado pelas 27 federações estaduais que compõe a Assembleia Geral da CBF. Pelo estatuto da CBF, a Assembleia deve ser marcada após oito dias da publicação do relatório da Comissão e embora o resultado já seja conhecido, ele ainda não foi publicado oficialmente. A Assembleia não pode atribuir pena maior da que já foi recomendada, apenas referendar o relatório ou anular a decisão.

Leia também: Brasileirão Feminino: CBF divulga datas, horários e locais das semifinais

A decisão da Comissão revoltou a maioria dos presidentes, pois acreditavam que Caboclo seria banido de suas atividades em tempo maior que seu mandato.

Denúncias contra Caboclo

O cartola da CBF recebeu três denúncias de assédio nesses últimos dois meses. A primeira acusação, em junho deste ano, gerou o afastamento de Caboclo da presidência da CBF. Uma funcionaria teria relatado que foi constrangida e até xingada de “cadela” em viagens e reuniões. Em um destes episódios, teria forçado ela a comer um biscoito de cachorro.

A outra denúncia foi de assédio moral de Fernando França, o diretor de Tecnologia da Informação da entidade. Ele diz que Caboclo praticou "condutas ilícitas e repugnantes”.

A terceira aconteceu na semana passada, quando uma outra funcionária disse que ele tentou por a mão entre as pernas dela.

Comando da CBF

O Conselho de Administração da CBF escolheu Ednaldo Rodrigues para substituir Antônio Carlos Nunes do comando interino da entidade na manhã desta quarta (25). A reunião teve oito integrantes do conselho, formado apenas pelos vices. A escolha foi aprovada pelas federações estaduais.