Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Surdolimpíadas
Divulgação/Surdolimpíadas

Este domingo, dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Segundo dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), no Brasil, existem mais de 10 milhões de pessoas com algum problema relacionado à surdez. Em um momento em que se fala cada vez mais na luta contra o capacitismo, o esporte se torna um dos instrumentos importantes para mostrar o potencial dessas pessoas e deixar estereótipos para trás. Em 2022, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, acontece a 24ª edição das Surdolimpíadas.

Inicialmente, os jogos destinados à população surda estavam marcados para 2021, mas, por causa da pandemia de Covid-19, foram adiados para o próximo ano. As competições começam no dia 1º de maio e vão até o dia 15 do mesmo mês.

Ano que vem, a cidade de Caxias do Sul e o Brasil farão história ao sediar o evento esportivo. Será a primeira vez de um país da América Latina como sede da competição. Organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, as Surdolimpíadas de Verão acontecem a cada quatro anos. A primeira edição foi sediada em Paris, na França, em 1924. Naquela ocasião, o evento se tornou o primeiro para pessoas com necessidades especiais.

A expectativa é que o torneio receba em 2022 cerca de 4.500 surdoatletas e equipes de mais de 100 países

Leia Também: CBB anuncia Helinho como assistente de Gustavo De Conti na seleção

O Mascote



Como nos jogos Olímpicos e Paralímpicos, as Surdolimpíadas também têm seus mascotes. Na 24ª edição, ele será Nino, um quati-de-cauda-anelada trajado com um chapéu e um lenço característico da cultura gaúcha. O nome foi sugerido por Felipe Oliveira, 34 anos, de Minas Gerais.

Já o mascote em si foi definido por meio de um concurso público do qual participaram alunos do Ensino Médio das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha, e aos alunos surdos residentes nas cidades de Bento Gonçalves, Vila Maria, Torres, Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Bom Princípio, Antônio Prado e São Marcos.

Quem venceu a competição pela escolha do bichinho foi um estudante de Flores da Cunha de 17 anos chamado Ezequiel Becchi.


Modalidades

O evento esportivo em 2022 contará com 21 modalidades, são elas:

Atletismo;

Badminton;

Basquete;

Vôlei de praia;

Boliche;

Ciclismo;

Futebol;

Golfe;

Handebol;

Judô;

Karatê;

Mountain-Bike;

Orientação;

Tiro esportivo;

Natação;

Tênis de Mesa;

Taekwondo;

Tênis;

Vôlei;

Luta livre;

Luta Greco-Romana

Leia Também: Mundial Sub-21: Brasil é superado pela Rússia na estreia da competição de vôlei