Este domingo, dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Segundo dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), no Brasil, existem mais de 10 milhões de pessoas com algum problema relacionado à surdez. Em um momento em que se fala cada vez mais na luta contra o capacitismo, o esporte se torna um dos instrumentos importantes para mostrar o potencial dessas pessoas e deixar estereótipos para trás. Em 2022, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, acontece a 24ª edição das Surdolimpíadas.
Inicialmente, os jogos destinados à população surda estavam marcados para 2021, mas, por causa da pandemia de Covid-19, foram adiados para o próximo ano. As competições começam no dia 1º de maio e vão até o dia 15 do mesmo mês.
Ano que vem, a cidade de Caxias do Sul e o Brasil farão história ao sediar o evento esportivo. Será a primeira vez de um país da América Latina como sede da competição. Organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, as Surdolimpíadas de Verão acontecem a cada quatro anos. A primeira edição foi sediada em Paris, na França, em 1924. Naquela ocasião, o evento se tornou o primeiro para pessoas com necessidades especiais.
A expectativa é que o torneio receba em 2022 cerca de 4.500 surdoatletas e equipes de mais de 100 países.
Leia Também: CBB anuncia Helinho como assistente de Gustavo De Conti na seleção
O Mascote
Como nos jogos Olímpicos e Paralímpicos, as Surdolimpíadas também têm seus mascotes. Na 24ª edição, ele será Nino, um quati-de-cauda-anelada trajado com um chapéu e um lenço característico da cultura gaúcha. O nome foi sugerido por Felipe Oliveira, 34 anos, de Minas Gerais.
Já o mascote em si foi definido por meio de um concurso público do qual participaram alunos do Ensino Médio das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha, e aos alunos surdos residentes nas cidades de Bento Gonçalves, Vila Maria, Torres, Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Bom Princípio, Antônio Prado e São Marcos.
Quem venceu a competição pela escolha do bichinho foi um estudante de Flores da Cunha de 17 anos chamado Ezequiel Becchi.
Modalidades
O evento esportivo em 2022 contará com 21 modalidades, são elas:
Atletismo;
Badminton;
Basquete;
Vôlei de praia;
Boliche;
Ciclismo;
Futebol;
Golfe;
Handebol;
Judô;
Karatê;
Mountain-Bike;
Orientação;
Tiro esportivo;
Natação;
Tênis de Mesa;
Taekwondo;
Tênis;
Vôlei;
Luta livre;
Luta Greco-Romana
Leia Também: Mundial Sub-21: Brasil é superado pela Rússia na estreia da competição de vôlei
REDES SOCIAIS