Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @ronaldo
Reprodução/ Instagram @ronaldo

A Copa do Mundo de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão, completa 20 anos neste ano, o famoso mundial das partidas na madrugada, do café da manhã com futebol e do cabelo cascão que virou febre em todas as barbearias do Brasil.

A competição foi a primeira disputada em dois países e a primeira no continente asiatico. O Brasil visitou sete cidades, com sete jogos e sete vitórias, e terminou a competição com 100% de aproveitamento e forçou a torcida brasileira mudar sua rotina para acompanhar e se sentir membro da “Família Scolari”.

Leia mais: Felipe Fraga substitui Daniel Serra na sétima etapa da Stock Car

A Seleção Brasileira se classificou para a Copa do Mundo de 2002 com muitas dificuldades e mesmo com a final disputada em 1998, o Brasil não chegou como uma das favoritas ao título na Coreia do Sul e no Japão.

O Brasil estreou na Copa do Mundo contra a Turquia, em um jogo muito complicado, a seleção saiu atrás no placar. Mas no segundo tempo conseguiu a virada com gols de Ronaldo e Rivaldo.

Os comandados de Felipão venceram a China no segundo jogo por 4x0 com gols de Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo. O Brasil voltou a golear na última rodada contra a Costa Rica, com direito a um golaço de Edmilson.

Veja imagens: Webstory: Curiosidades da última conquista do Brasil

No mata-mata da Copa do Mundo, o Brasil enfrentou um duro confronto contra a Bélgica. Mesmo com uma geração que não chamava atenção no futebol como a atual, os belgas dificultaram a partida, mas a Seleção Brasileira venceu por 2 a 0.

O jogo contra a Inglaterra nas quartas de final foi até mais marcante que a decisão. Os ingleses contavam com o astro David Beckham como principal estrela, o Brasil saiu atrás com um gol de Owen, mas, após Beckham saltar de uma dividida com a defesa da seleção, Rivaldo empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Ronaldinho apareceu. O jovem gaúcho aproveitou e marcou um golaço de falta e garantiu o país na final.

Cabelo cascão de Ronaldo

Os dias que antecederam a semifinal contra a Turquia foram de preocupação para o Brasil, Ronaldo Fenômeno estava com uma lesão.

“Não queria falar sobre o assunto, então cortei meu cabelo. Eu vi meus companheiros de equipe e perguntei a eles: 'Vocês gostaram? Eles disseram: 'Não, é horrível! Pare com isso'. Mas os jornalistas viram meu corte de cabelo e esqueceram a lesão”. Disse em entrevista Sports Illustrated.

O confronto foi difícil, o goleiro Marcos ,do Palmeiras, fez grandes defesas mas no início da segunda etapa Ronaldo Fenômeno marcou um gol de bico e garantiu o Brasil na final. No fim do segundo tempo, Denílson deu uma grande arrancada e foi perseguido por nada menos que quatro marcadores turcos na lateral do campo, e aquele lance marcou o confronto.

“Mas o corte era horrível! Peço desculpas a todas as mães que viram seus filhos cortarem o mesmo cabelo”. Brincou Ronaldo.

Na final, contra a Alemanha, Ronaldo manteve o corte inusitado na semifinal. O craque marcou os dois gols da final e a Seleção conquistou o pentacampeonato mundial.

Cambalhota do Vampeta no Planalto

Assim como em 1994, a delegação Canarinha foi recebida com honrarias oficiais em Brasília. Na longa viagem de volta do Japão, os jogadores aproveitaram para curtir um pagode e apreciar merecidos goles de cerveja após a conquista do Penta.

Vampeta era um dos mais empolgados. Prometeu aos companheiros que daria cambalhotas na rampa do Planalto.

“Foi uma brincadeira. Eu estava bêbado”, disse o ex-volante em entrevista para o canal Desimpedidos

Orgulhoso da conquista. Diante do presidente Fernando Henrique Cardoso, ele rolou pelo cimento palaciano vestindo uma camisa do Corinthians.

Leia também: Torcedor do Cerro Porteño imita macaco para palmeirenses durante jogo da Libertadores