Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @Movimentoverdeeamarelo
Reprodução/Instagram @Movimentoverdeeamarelo

O Movimento Verde Amarelo (MVA) é uma organização criada em 2008 com o intuito de mudar a forma como o brasileiro torce e apoia as suas seleções e atletas. O movimento teve origem em torcidas universitárias, quando Luiz Carvalho, conhecido como Vasco. E seus amigos da Universidade de São Paulo (USP) viram a necessidade de uma torcida mais forte e vibrante pela seleção brasileira.

Leia mais: Megan Rapinoe recebe a Medalha Presidencial da Liberdade, maior honraria dada a um civil nos EUA

A organização é responsável por criar músicas que se tornaram hits entre os torcedores brasileiros, como "Mil gols só Pelé”, que se popularizou na Copa do Mundo de 2014 e “Único penta é o Brasilzão” durante a Copa na Rússia.

"Nós fomos em um amistoso antes da Copa do Mundo de 2010 e foi horroroso na torcida. E um amigo me incentivou a criar uma torcida organizada para o Brasil e a apoiar a equipe na Africa”, conta.

Então eles partiram para a África, e por lá foram em todos os jogos da seleção brasileira mas não tiveram o sucesso esperado e voltaram para casa após a derrota para a Holanda nas quartas de finais.

Copa de 2014 e o primeiro hit

O fundador conta que na Copa de 2014 foi complicado, a organização não deixou eles entrarem com os instrumentos e os bandeirões.

“Na minha opinião, a culpa do 7x1 também foi da torcida e da organização, não pudemos entrar com os instrumentos e os lugares marcados dificultaram o ritmo da arquibancada”.

Na Copa do Brasil, surgiu o primeiro hit do Movimento Verde Amarelo, a música “Mil Gols só Pelé”, composta por Luiz e cantada em todos os jogos da Copa.

“Eu escrevi essa música para a Copa de 2010, mas ela explodiu logo no início do torneio em 2014, e este foi o nosso primeiro grande momento”.

Luiz conta que a versão original não trazia a citação “Maradona cheirador” e poderia ser utilizada contra outros rivais.

“Alguém mudou o final, a original era ‘chupa Maradona’, que poderia ser usada também com outros craques, como o Zidane, mas ela estourou assim e foi cantada por 70 mil pessoas no Maracanã".

Apesar do hit, a Copa em casa foi decepcionante para o movimento e as coisas só foram melhorar nas Olimpíadas de 2016, onde eles conseguiram movimentar as arenas e acompanhar diversas modalidades.

“Nas Olimpíadas o clima estava melhor e tivemos o reconhecimento das confederações e do Comitê Olímpico Brasileiro, ajudamos nas vitórias em dois esportes que não temos tradições, o Polo Aquático e o Handebol e foi muito bom ver os jogadores falando que fizemos a diferença”.

Consolidação em 2018

O fundador do movimento conta que na Rússia eles foram mais organizados, fizeram bandeiras e compraram instrumentos e ainda contaram com a ajuda das mídias sociais.

“Na Copa da África era a primeira do Youtube e, no Brasil, o pessoal ainda está migrando do Orkut para o Facebook e na Rússia todo mundo já estava conectado nas redes”.

Luiz relembra que já no primeiro jogo do Brasil contra a Suíça eles viralizaram com a música “Único penta é o Brasilzão” e, a partir, daí as coisas só melhoraram para eles.

“Tudo deu certo na Rússia, do início ao fim e mesmo após a derrota contra a Bélgica nós fomos no hotel da seleção para apoiar os jogadores e a comissão tecnica”.

Em conversa com o treinador Tite após o mundial, Luiz detalha que o treinador agradeceu o apoio da torcida em 2018 e prometeu um grande trabalho no Catar 2022.

Catar é logo ali

Sobre as expectativas e a preparação para a Copa do Catar, Luiz afirma que este ano o torneio será o mais caro de todos os tempos.

”Será um mundial diferente, com menos pessoas do que o normal, porque sem dúvida esta será a Copa mais cara da história. Mas também temos pontos positivos, será a primeira vez que todos os países vão ficar na mesma cidade. Acredito que o clima de confraternização entre as nações será incrível", relata. “Estamos com tudo preparado, bandeiras, instrumentos, músicas novas. Já temos até o lugar para fazer o esquenta antes dos jogos”, diz com empolgação.

A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, incluiu o Movimento Verde e Amarelo no programa “Catar fã líder", que auxilia torcidas de todas as nações que vão disputar a Copa do Mundo em novembro, e ajudou no planejamento da viagem.

O Movimento Verde e Amarelo ainda promete uma nova música em resposta à canção cantada pelos jogadores da seleção da Argentina, que afirma que o Brasil está chorando desde a Copa da Itália, na qual a Canarinho foi eliminada pelos Hermanos.

“Os caras estão delirando, esta Copa que eles falam foi em 1990, e desde lá vencemos dois Mundiais, três Copa Das Confederações, cinco Copa América e duas Olimpíadas e eles ganharam só a Copa América. Más temos músicas preparadas”.

Leia também: 20 anos do penta: Curiosidades e os principais momentos da seleção brasileira