Esporte

Entenda as diferenças entre as principais categorias masculinas do fisiculturismo

Na liga profissional da IFBB, os homens são divididos entre Men's Physique, Classic Physique, 212 e Open


19/10/2022 10h17

O fisiculturismo é um dos esportes que mais cresce, atualmente, no Brasil. Diversos atletas de diferentes categorias representarão o país no Olympia (campeonato mais importante de todo o esporte, equivalente à 'Copa do Mundo' dos fisiculturistas) deste ano, que acontecerá em Las Vegas no mês de dezembro.

Com a ascensão dos brasileiros - principalmente os homens, já que as mulheres brasileiras já se encontram no mais alto patamar do esporte há muito tempo -, o site da TV Cultura resolveu explicar as principais diferenças das quatro grandes categorias masculinas que disputam a liga profissional da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness).

Leia mais: Afinal, como treina um atleta de nível Olympia? Felipe Moraes explica seus métodos

Conheça Lucas Coelho, fisiculturista que deixou as drogas para representar o Brasil no Olympia

Open

Antigamente, essa era a única categoria que existia. Nela, não há limite de peso. Ou seja, os atletas mais impressionantes na questão de tamanho se encontram nela. 

Apesar de o volume muscular ser um dos principais fatores para se tornar um campeão, há outros dois critérios de julgamento: o condicionamento, que se dá após os atletas "secarem", e a chamada "linha", que inclui a proporcionalidade entre membros do atleta, a simetria do físico apresentado e a estética do conjunto como um todo.

Esses atletas geralmente se apresentam apenas com uma sunga colorida. O acessório foi definido para que os árbitros possam ver todos os músculos do atleta, desde os bíceps até os glúteos. O atual campeão da categoria Open no Olympia é o egípcio Mamdouh Elssbiay, o "Big Ramy", que tentará seu terceiro título consecutivo em 2022.

Classic Physique

Essa é a categoria que mais cresceu nos últimos anos. Isso porque a Open, por exemplo, parece ter deixado a questão estética de lado em diversas oportunidades. Então, foi criada uma categoria que tem como principal objetivo a proporção e a simetria do físico.

A Classic Physique visa relembrar os "anos dourados" do fisiculturismo, quando os atletas não eram tão grandes, mas preservavam a linha do corpo. Para isso, foi definido um limite de peso de acordo com a altura do atleta. A vestimenta dos fisiculturistas nessa categoria é apenas uma sunga - um pouco maior do que a da Open -  preta.

O atual detentor deste título é o canadense Chris Bumstead, ou apenas "Cbum". Com seu 1,86m de altura, o limite de peso que ele pode atingir na pesagem para o campeonato é de 109kg, que compreende atletas de 1,85m até 1,88m. Neste ano, ele chega em Las Vegas para tentar conquistar o tetracampeonato.

Mens's Physique

Talvez a categoria mais controversa do fisiculturismo. Ela foi criada no início da década passada, com o intuito de dar luz ao famoso "shape de praia". No começo, se destacavam os atletas que não eram muito musculosos. Um "tanquinho" e um desenvolvimento razoável de membros superiores eram o bastante para figurar na liga profissional.

Outro critério fundamental da categoria é a desproporção entre a largura dos ombros e da cintura, chamada popularmente de "shape em V". Por ser uma categoria que sempre se atentou ao padrão e nunca instituiu um limite de peso, os atletas começaram a aparecer cada vez mais musculosos. Diferentemente das outras categorias, esses atletas usam uma bermuda para se apresentar.

O atual representante mundial é o estadunidense Brandon Hendrickson, que também tentará seu quarto título do Olympia em 2022.

212

O nome faz alusão às 212 libras, equivalentes a cerca de 96,16kg, estabelecidas como limite de peso da categoria. Diferentemente da Classic Physique, onde o teto varia de acordo com a altura do atleta, essa marcação é definitiva na 212.

Ela foi criada basicamente para ser como a Open dentre os homens mais baixos. Ou seja, quanto mais baixo o fisiculturista é, mais volumoso ele pode ficar sem ultrapassar os 96,16kg. 

Isso aconteceu pois é difícil comparar um atleta de 1,85m com outro de 1,65m, por exemplo. O atual campeão da categoria é o também norte-americano Derek Lunsford, que migrará para a Open neste ano.


Leia também: Após ver a morte de perto, Predador chegou ao mais alto nível do esporte

Fabio Junio vence show profissional e se classifica para o Mister Olympia em Las Vegas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças