Com a ascensão do fisiculturismo no Brasil, diversas pessoas que não estão inseridas no meio ou não conheciam o esporte se perguntam: "Por que esses atletas aparecem tão bronzeados nos campeonatos? O que eles passam na pele?"
A pintura, realizada com uma tinta especial, é necessária para que os músculos do fisiculturista que se encontra no palco sejam destacados.
Para que todos os árbitros e espectadores possam ver os atletas e seus corpos com nitidez, é necessário que as luzes do evento sejam fortes - caso contrário, a visualização dos músculos é dificultada. Por isso, caso o atleta não esteja "bronzeado", é possível que os "cortes" apresentados também não fiquem visíveis.
Um exemplo é a câmera. Em algumas ocasiões, as fotos podem ficar "estouradas" por conta do excesso de luz. No palco de fisiculturismo, acontece a mesma coisa. Com luzes direcionadas e fortes, o que pode acontecer é que o atleta não consiga mostrar os músculos da melhor maneira.
Leia mais: Veja como é a divisão de peso por altura na Classic Physique
Fisiculturista, namorado de Rebeca Andrade explica relacionamento entre atletas
Por isso, os fisiculturistas passam uma tinta no corpo. Para que a luz em excesso não prejudique a visualização de seus músculos. Então, eles não ficam "bronzeados". Apenas deixam sua pele mais escura para que a luz não acabe com os "cortes" apresentados.
Já efeito de "brilho" em seus corpos acontece pois, após a tinta, os atletas passam uma leve camada de uma espécie de óleo, o que também ajuda na visão dos árbitros e dos fãs.
No entanto, em algumas oportunidades, os fisiculturistas podem exagerar na tinta ou no óleo, o que prejudica sua performance em cima do palco.
REDES SOCIAIS