Integrantes do grupo brasileiro BRG, líder em suplementação alimentar esportiva na América Latina, Integralmédica e Darkness inauguraram na noite da última quinta-feira (13) a "Dark House", um Centro de Treinamento (CT) voltado a atletas de fisiculturismo e halterofilismo, bem como demais praticantes de musculação que almejam a alta performance.
Localizado na Mooca, zona leste de São Paulo, o espaço tem 1,2 mil metros quadrados e conta com mais de 100 máquinas voltadas à prática da musculação. Também há uma área para exercícios cardiorrespiratórios com esteiras, escadas, bicicletas e elíptico, assim como oito toneladas de pesos livres.
No entanto, ainda há mais máquinas e anilhas para chegar. Quando o CT estiver, de fato, completo, as anilhas ultrapassarão as 10 toneladas, no total. Outro fator de destaque no local são os halteres, que vão até os 150kg.
Os atletas
Fisiculturista profissional e integrante do time de atletas da Darkness, Marcelo Cruz testou, pessoalmente, praticamente todas as máquinas da Dark House. Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, ele fala sobre a importância de equipamentos pensados para a alta performance: “Todas as máquinas são projetadas para nós, que passamos dos 120kg em muitos casos. Em um legpress 'normal', por exemplo, metade do meu corpo fica para fora. Aqui, são todas máquinas grandes”.
Cruz também avalia a mudança do fisiculturismo nacional diante das inovações no meio: “Está tomando proporções muito grandes. A vida de um fisiculturista era muito sofrida. Você pega cinco, seis anos atrás... Jamais iria pensar em viver só do esporte. Acredito que esse CT é único. O atleta vai poder vir e ficar o dia todo aqui dentro. E é só atleta, não tem o público 'normal'. A prioridade é o atleta. Se você sai de casa com o treino planejado, você consegue seguir à risca. Não precisa ficar esperando, por exemplo”.
“É muito diferente você chegar num lugar onde você é acolhido, sua casa. Um lugar onde esperam que você faça barulho. Além disso, toda a equipe vai treinar aqui. Então, às vezes, você não vai estar no seu melhor dia. Mas você olha ao seu redor e vê seus companheiros treinando, batendo as placas, te motiva”, completa o atleta.
A Dark House também conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos para atender diariamente os usuários. Outro é a Sala de Poses, que reproduz a iluminação dos palcos de fisiculturismo e ajuda os atletas a enxergarem e avaliarem seus corpos.
Vale lembrar que, em salas especiais, os usuários também poderão fazer exames de bioimpedância e medições. Outro diferencial da academia é a sala para gravações de podcast, na qual os colaboradores poderão produzir diversos conteúdos para a internet.
O projeto
Não é de hoje que a marca almeja ter um Centro de Treinamento. A Dark House começou a ser planejada há mais de quatro anos. No entanto, um incêndio no centro de distribuição da empresa em 2019 e o início da pandemia em 2020 fizeram o sonho ser adiado.
Diretor geral do CT, Mario Feijó explica que cada ambiente do local foi planejado especificamente. Com a "nova casa" dos atletas, a expectativa é de que, em breve, a Integralmédica e/ou a Darkness sejam representadas por atletas de todas as categorias, tanto femininas quanto masculinas, do Mister Olympia (tido como a "Copa do Mundo" do fisiculturismo, o show mais importante do circuito profissional) .
"A gente busca resultado. Não busca curtida, visualização", dispara Feijó.
Além da parte de treinamento e tudo o que envolve a vida de um atleta, o CT também será um local no qual grande parte do conteúdo digital da empresa será gerado. Também ontem, foi iniciado o Dark House Cast.
Confira:
Leia mais: Afinal, como treina um atleta de nível Olympia?
REDES SOCIAIS