Assim como na Fórmula 1, os pilotos brasileiros possuem uma relação especial com a Indy, marcada por tradição na principal categoria de monopostos dos EUA. Alguns deles deixaram seus nomes na história, como Gil de Ferran, Emerson Fittipaldi, Hélio Castroneves e Tony Kanaan.
Leia mais: TV Cultura transmite temporada 2025 da Fórmula Indy a partir deste domingo (2)
Confira os pilotos brasileiros mais importantes da categoria:
Gil de Ferran

Bicampeão da CART (atual IndyCar Series), Gil de Ferran conquistou os títulos nas temporadas de 2000 e 2001.
Em 2003, o piloto franco-brasileiro cravou seu nome na história das 500 Milhas de Indianápolis, vencendo a prova como representante do Team Penske. Ele também brilhou na Fórmula 3 Inglesa.
Após encerrar sua carreira como piloto, atuou como consultor da McLaren na Fórmula 1 em 2018 e chefiou a divisão de Zak Brown na Fórmula Indy em 2020.
Leia mais: Corinthians x Universidad Central: horário e onde assistir à partida válida pela Libertadores
Gil faleceu em 29 de dezembro de 2023, aos 56 anos, vítima de uma parada cardíaca enquanto pilotava um carro no circuito privado The Concours Club, na Flórida, a 25 minutos do centro de Miami.
Emerson Fittipaldi

Nome amplamente conhecido pelos brasileiros por seus títulos na Fórmula 1 em 1972 e 1974, conquistados com as equipes Lotus e McLaren, Emerson Fittipaldi expandiu sua trajetória ao ingressar na Fórmula Indy em 1984, tornando-se um dos grandes nomes do grid.
Em 1989, ele conquistou sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, celebrando com a tradicional coroa de louros e a garrafa de leite. Ao final daquela temporada, foi recompensado com o título da Indy pela equipe Penske.
Leia mais: Bundesliga: Union Berlin e Holstein Kiel se enfrentam neste domingo (2) na TV Cultura
Quatro anos depois, em 1993, venceu novamente a lendária prova, consolidando-se como um dos grandes pilotos da categoria. Emerson foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1 e bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis.
Hélio Castroneves

Hélio Castroneves está entre os maiores vencedores das 500 Milhas de Indianápolis, com quatro triunfos (2001, 2002, 2009 e 2021), sendo o brasileiro que mais disputou corridas na categoria.
Atualmente na equipe Meyer Shank Racing, o piloto de 50 anos busca um quinto título da Indy para se isolar como o maior vencedor da história da prova. Além disso, Castroneves foi campeão do IMSA SportsCar Championship em 2020 e venceu as 24 Horas de Daytona em 2021 e 2022.
Leia mais: Paulistão A2: TV Cultura transmite duelo entre Primavera e XV de Piracicaba neste sábado (1°)
Tony Kanaan

Companheiro de geração de Castroneves, Tony Kanaan, 50, também marcou a história da Fórmula Indy. Em 2004, conquistou o campeonato da categoria com a equipe Andretti, solidificando sua posição entre os grandes nomes do automobilismo.
Além disso, em 2013, venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela KV Racing Technology. Também tem em seu currículo a vitória nas 24 Horas de Daytona (2015) pela Chip Ganassi Racing.
Recentemente, foi nomeado chefe de equipe da Arrow McLaren, subdivisão da equipe McLaren na Fórmula Indy.
REDES SOCIAIS