Minuto Cultura

Bêbado ou gênio? Bukowski completaria 101 anos nesta segunda-feira (16)

Amado e odiado ao mesmo tempo, o escritor ficou marcado por seu conteúdo coloquial e obsceno, e escreveu mais de 50 livros ao longo de sua carreira


08/09/2021 12h47

Nascido na Alemanha em 1920, Henry Charles Bukowski completaria 101 anos nesta segunda-feira (16). O escritor mais amado e odiado de todos os tempos ficou marcado por seu conteúdo coloquial e obsceno, e escreveu mais de 50 livros ao longo de sua carreira.

Aos três anos de idade, Bukowski se mudou para os Estados Unidos com sua família. Sua infância foi marcada por abusos físicos e psicológicos por parte do pai, ex-militar. O escritor sofreu com problemas graves de acne durante a adolescência, o que o deixou fora da escola por um ano.

Leia mais: Madonna, a rainha do pop, completa 63 anos nesta segunda-feira (16)

Sua escrita é um reflexo da sua vida pessoal que também foi marcada por subempregos e álcool. Os poemas são regados de assuntos sobre relacionamentos e temas obscenos, o que cativa jovens até os dias atuais. Bukowski é bastante criticado por como retrata mulheres em sua escrita, chegando até mesmo a ser chamado de misógino.

Alguns dizem que se você está lendo Bukowski você está passando por um momento complicado, pela profundidade e aspecto depressivo que as obras trazem. Ser fã do escritor já chegou também a ser considerado meme por ser algo comum entre os chamados “esquerdomacho”, termo usado por alguns grupos feministas para se referir a homens de esquerda que continuam reproduzindo machismo sob o discurso de serem desconstruídos.

Veja o Minuto Cultura sobre Bukowski:


Leia também: Em recuperação, Zeca Pagodinho agradece orações e incentiva a imunização contra Covid-19

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças