Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

O filme "Marighella", relato biográfico do revolucionário comunista brasileiro Carlos Marighella, dirigido por Wagner Moura, teve roteiro inspirado no livro "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo", do jornalista Mário Magalhães. Muitos personagens são representações de figuras que existiram ou foram inspirados em um conjunto de pessoas.

Conheça os personagens principais e as origens de suas interpretações:

1. Carlos Marighella

Carlos Marighella, político e militante comunista, chegou a ser considerado o inimigo número um da Ditadura Militar. Filho de um imigrante italiano e uma descendente de escravos sudaneses, o personagem principal do filme é relatado durante os últimos cinco anos de sua vida, começando por uma prisão violenta em maio de 1964 até sua morte em uma emboscada de oficiais da ditadura no dia 4 de novembro de 1969, em pleno AI-5. Ele foi fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN). No filme de Wagner Moura, é interpretado por Seu Jorge.

2. Lúcio

Bruno Gagliasso interpreta um inspetor-chefe torturador. Muitos acreditam que Sérgio Paranhos Fleury, antigo delegado do Departamento de Ordem Social e Política (DOPS), inspirou o personagem.

3. Clara

Clara Charf, militante comunista e ativista pelos direitos das mulheres, foi parceira de Marighella até o final. No filme, é interpretada por Adriana Esteves.

Veja imagens: Webstory: Conheça os personagens do filme Marighella

4. Humberto

Humberto Carrão leva o seu primeiro nome no personagem que é um representante dos militantes da Ação Libertadora Nacional. Muitas figuras que compõem o elenco são um conjunto de pessoas reais ou simbólicas que agregam ao enredo do filme.

5. Jorge Salles

Herson Capri interpreta um personagem-tipo, que corresponde aos jornalistas reais que ajudaram Marighella a difundir seus ideais.

6. Bella

Bella Camero também entrega o seu primeiro nome à personagem que é uma representação dos militantes da Ação Libertadora Nacional.

7. Elza Sento Sé

Maria Marighella, neta de Carlos Marighella, interpreta a própria avó Elza Sento Sé, com quem o militante teve o seu único filho, Carlinhos.

8. Almir, o "Branco ou "Velho"

Luiz Carlos Vasconcelos interpreta um companheiro próximo de luta de Marighella. Foi inspirado em Joaquim Câmara Ferreira, revolucionário morto na Ditadura Militar.