Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Desde junho do ano passado, quando o pastor Anderson do Carmo foi assassinado a tiros dentro da garagem de sua casa, em Niterói (RJ), a investigação do caso Flordelis tem se deparado com diversos mistérios, reviravoltas e questionamentos: Quem executou o assassinato? Quem mandou matar? Por qual motivo? 

Mais de um ano depois, um inquérito respondeu a essas perguntas e, segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a polícia, a própria deputada federal, cantora e líder religiosa Flordelis (PSD-RJ) "foi a autora intelectual" do crime. Em resposta, a defesa da parlamentar negou as acusações e afirmou que a investigação é "contraditória e espetaculosa". Confira o passo a passo do caso e o que se sabe até agora:

Árvore genealógica

Do seu primeiro casamento, Flordelis dos Santos teve três filhos: Flávio dos Santos Rodrigues, Simone dos Santos Rodrigues e Adriano dos Santos. Além dos filhos biológicos, a deputada adotou cinco adolescentes nos anos 90. Entre eles, Lucas Cezar dos Santos, Marzy Teixeira da Silva, André Luiz de Oliveira e o próprio Anderson do Carmo. Antes de ter um relacionamento com Flordelis, Anderson namorou Simone, filha biológica da deputada. Flordelis era, então, mãe adotiva, ex-sogra e esposa do pastor, segundo reportagem do RJTV.

Carreira

Envolvida com causas sociais, a deputada chamou atenção da mídia por abrigar em sua casa outras 50 crianças e adolescentes envolvidos com tráfico, uso de drogas, prostituição e maus tratos. Flordelis entrou para a vida política como deputada filiada ao PSD e, com a ajuda de Anderson, a cantora gospel também fundou o Ministério Flordelis - que continua operando até os dias de hoje com o nome Comunidade Evangélica Cidade do Fogo. Em 2009, os diretores Marco Antônio Ferraz e Anderson Corrêa fizeram um filme contando a história da parlamentar chamado "Flordelis - Basta uma Palavra para Mudar". 

Crime

Anderson foi assassinado a tiros na madrugada de 16 de junho de 2019, logo após chegar em casa, no bairro de Pendotiba. Segundo os policiais, havia 30 perfurações no corpo do pastor, sendo duas de disparos à queima-roupa. Em declaração, Flordelis afirmou que o marido havia sido vítima de uma tentativa de assalto.

Durante o enterro de Anderson, no dia 17 de junho, Flávio dos Santos foi preso, após ter sido levado à delegacia e confessado que matou o padrasto com seis tiros. Logo em seguida, seu irmão Lucas dos Santos também foi detido por ter fornecido a arma utilizada no crime, encontrada dentro da casa de Flordelis. 

Veja também: Homem negro é baleado por policiais nos EUA e manifestações contra o racismo são reacendidas

Investigação

Após a prisão de Flávio e Lucas, os agentes deram início a uma segunda fase de investigação, que durou mais de um ano. Reunindo depoimentos da deputada, dos filhos e de pessoas próximas, o objetivo da operação era entender quais os motivos para o assassinato do pastor. Segundo o MPRJ e a polícia, as declarações eram contraditórias e mensagens encontradas no celular da deputada mostravam que o relacionamento entre ela e Anderson não ia bem. 

"André, pelo amor de Deus, vamos pôr um fim nisso. Me ajuda. Cara, tô te pedindo, te implorando. Até quando vamos ter que suportar esse traste no nosso meio?", afirmou Flordelis em uma mensagem para um dos filhos. "Fazer o quê? Separar dele não posso, porque senão ia escandalizar o nome de Deus", disse a cantora em outra.

Segundo o inquérito, o assassinato do dia 16 não teria sido a primeira vez em que Flordelis tentava matar o marido. Ao menos, seis tentativas de envenenamento com arsênico teriam acontecido desde 2018. No celular da filha Simone, os investigadores teriam encontrado pesquisas na internet sobre envenenamento e assassinato. Além disso, a família teria acionado matadores profissionais para forjar dois latrocínios (roubo seguido de morte).

A Polícia Civil e o Ministério Público também descobriram que parte do grupo participava de orgias com a deputada e o pastor, enquanto outros faziam parte de rituais secretos e de esquemas de 'rachadinha' no gabinete de Flordelis.

Motivação

Os investigadores concluíram que os motivos tanto da deputada quanto da família eram financeiros. Anderson era responsável por gerenciar todas as finanças da família e da igreja fundada pelo casal, além de comandar também a carreira da cantora gospel. De acordo com a investigação, a parlamentar e os filhos não estariam satisfeitos com a forma como o pastor geria os recursos e isso criou desavenças na família. Além disso, os filhos da chamada 'primeira geração' (os três biológicos + os cinco adotados) seriam tratados de forma diferente por Flordelis e teriam mais privilégios do que os outros 50. 

Prisões

Na manhã dessa segunda-feira (24), o Ministério Público e a polícia do Rio de Janeiro lançaram uma grande operação policial, que cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e fez diversas prisões. Entre os presos, estão:

- Marzy Teixeira da Silva: filha adotiva que participou dos envenenamentos e vai responder por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio triplamente qualificado e associação criminosa majorada.

- Simone dos Santos Rodrigues: filha biológica que foi responsável pelos envenenamentos e vai responder por  homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio triplamente qualificado e associação criminosa majorada.

- André Luiz de Oliveira: filho adotivo e ex-marido de Simone, que planejou o envenenamento em conversas com Flordelis e vai responder por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio triplamente qualificado e associação criminosa majorada.

- Carlos Ubiraci Francisco Silva: filho adotivo que foi acusado de participar do planejamento do assassinato e vai responder por homicídio triplamente qualificado.

- Adriano dos Santos: filho biológico que ajudou no episódio da carta falsa, em que Lucas assumia ter disparado contra Anderson. Vai responder por associação criminosa e uso de documento falso.

- Rayane dos Santos Oliveira: neta que procurou por matadores profissionais para executar o crime e vai responder  por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa majorada.

- Marcos Siqueira: ex-policial que ajudou no episódio da carta falsa, em que Lucas assumia ter disparado contra Anderson. Vai responder por associação criminosa e uso de documento falso.

- Andreia Santos Maia: esposa do ex-policial, que também ajudou no episódio da carta falsa. Vai responder por associação criminosa e uso de documento falso.

Veja também: PF faz operação contra grupo de tráfico internacional de armas de fogo em oito estados

Denúncia contra Flordelis

Também nessa segunda-feira, o Ministério Público denunciou a deputada por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. No entanto, ela não foi presa por ter imunidade parlamentar, garantida pela Constituição Federal. A prisão só poderá acontecer caso ela perca o mandato na Câmara dos Deputados. Como medida do MPRJ, a parlamentar não pode ter contato com testemunhas do caso e nem sair da cidade em que reside.