Coronavac: Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da vacina
Decisão vem depois de reclamações do Instituto Butantan quanto ao atraso para a autorização e a compra de insumos para a produção da vacina contra a Covid-19
23/10/2020 17h52
De acordo com informações da CNN Brasil, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de 6 milhões de doses da Coronavac pelo Instituto Butantan. A vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceira com o instituto, e está em sua terceira fase de testes no Brasil.
A decisão vem logo após reclamações feitas pelo Butantan de atraso na autorização e na compra de insumos para a produção da vacina por parte da agência de vigilância sanitária. "Eu apenas solicitei à Anvisa que agilizasse esse processo, porque o interesse na vacina é um interesse nacional, é um interesse de todos os brasileiros", declarou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em entrevista concedida ontem (22).
O presidente da Anvista, Antonio Barra Torres, chegou a negar que a demora era ocasionada por influências externas ou pressões políticas, após fala do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que o governo federal não compraria vacinas vindas da China.
Na manhã desta sexta-feira (23), o governador do estado de São Paulo, João Doria, relatou conversa com Torres: "O corpo técnico e o presidente da Anvisa afirmaram à mim que a Anvisa não vai se submeter a nenhum tipo de pressão ou orientação do Palácio do Planalto, ou qualquer tipo de pressão de ordem ideológica, política, partidária ou eleitoral".
REDES SOCIAIS