Notícias

Coronavac: Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da vacina

Decisão vem depois de reclamações do Instituto Butantan quanto ao atraso para a autorização e a compra de insumos para a produção da vacina contra a Covid-19


23/10/2020 17h52

De acordo com informações da CNN Brasil, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de 6 milhões de doses da Coronavac pelo Instituto Butantan. A vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceira com o instituto, e está em sua terceira fase de testes no Brasil.

A decisão vem logo após reclamações feitas pelo Butantan de atraso na autorização e na compra de insumos para a produção da vacina por parte da agência de vigilância sanitária. "Eu apenas solicitei à Anvisa que agilizasse esse processo, porque o interesse na vacina é um interesse nacional, é um interesse de todos os brasileiros", declarou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em entrevista concedida ontem (22).

O presidente da Anvista, Antonio Barra Torres, chegou a negar que a demora era ocasionada por influências externas ou pressões políticas, após fala do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que o governo federal não compraria vacinas vindas da China.

Leia também: Ministério da Saúde anuncia compra da Coronavac, mas Bolsonaro nega: "Não compraremos vacina da China"

Na manhã desta sexta-feira (23), o governador do estado de São Paulo, João Doria, relatou conversa com Torres: "O corpo técnico e o presidente da Anvisa afirmaram à mim que a Anvisa não vai se submeter a nenhum tipo de pressão ou orientação do Palácio do Planalto, ou qualquer tipo de pressão de ordem ideológica, política, partidária ou eleitoral".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças