Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A Justiça Federal no Amazonas suspendeu a distribuição de todas as doses da vacina de Oxford em parceria com a AstraZeneca no estado. Nesta terça-feira (26), Manaus deveria receber 74.134 doses para seguir a campanha de vacinação.

A decisão da juíza federal Jaiza Fraxe é baseada na falta de transparência na programação da campanha e também nos critérios para escolher quais são os grupos prioritários.

Leia também: Lewandovski autoriza inquérito para investigar conduta de Pazuello em Manaus

Na última quinta-feira (21), a campanha de vacinação em Manaus chegou a ser suspensa por conta de denúncias de pessoas furando fila e tomando vacina no lugar de pessoas dos grupos prioritários. Devido essa situação, a Justiça determinou que o governo municipal entregue uma lista de vacinados diariamente.

Além de Manaus, as outras cidades do interior do Amazonas também não receberão os imunizantes de Oxford. Outras 58.116 doses estão destinados para os outros municípios do estado. 

A decisão da juíza atende pedidos das Defensorias Públicas do Amazonas e da União, e os Ministérios Públicos Federal, Estadual, de Contas e do Trabalho.

Posicionamento da Prefeitura de Manaus

Depois de a Justiça suspender a distribuição de vacinas, a prefeitura de Manaus soltou uma nota oficial para explicar os erros na lista de vacinados, o que causou a denúncia de falta de transparência. “Os erros encontrados pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) referem-se a equívocos de digitação dos dados no sistema de informação, a partir das planilhas físicas de vacinados, nos primeiros dias de campanha”.

O governo municipal tentou tranquilizar a população e indicou que os problemas já estão resolvidos. “A medida foi pontual e já está corrigida. Todos os registros já são feitos considerando o local real de vacinação dos profissionais de saúde e a lista pública, que será divulgada nesta terça (26), já deve estar com os registros corrigidos”, disse Marinélia Ferreira, diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa.

Leia a nota na integra da prefeitura de Manaus sobre a lista de vacinados.

Possíveis Irregularidades na vacinação

Desde o início da vacinação em Manaus há denúncias sobre pessoas furando a fila da vacinação. Um caso que ganhou repercussão foi a de duas médicas que foram imunizadas, mas não estariam no grupo prioritário.