Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um editorial publicado este mês pela revista científica Nature, uma das mais conceituadas no mundo, questiona a eficácia do hábito de higienizar as superfícies como forma de combate e prevenção ao coronavírus.

Leia também: Pesquisa brasileira comprova presença do vírus SARS-CoV-2 em partículas de ar

Segundo a revista, o vírus pode sim permanecer em superfícies como maçanetas, por exemplo, mas não é a principal e mais grave fonte de contaminação. As precauções mais eficazes ainda são manter o distanciamento social, evitar contato físico, usar a máscara de proteção e lavar as mãos.

Para o infectologista Carlos Magno Fortaleza, "em algumas situações, como academias, onde as pessoas estão fazendo exercícios, como bares, onde as pessoas ficam muito tempo falando alto e sem máscara, você pode ter uma grande transmissão aérea mesmo que as superfícies estejam corretamente descontaminadas".

Na publicação, a Nature ainda recomenda que a Organização Mundial de Saúde mude a orientação sobre o tema para não confundir a população.

Confira o editoral completo:

Confira matéria completa no Jornal da Tarde: