Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Instituto Ideia e a revista Exame divulgaram nesta sexta-feira (12) uma pesquisa de intenção de voto para a campanha presidencial de 2022 no Brasil. A pesquisa foi realizada depois que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva recuperou a possibilidade de se candidatar. 

Para 48% dos entrevistados, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não merece ser reeleito. Já 46% dizem que o ex-presidente Lula não merece voltar ao cargo.

Outros 34% votariam em Bolsonaro se estivessem no pleito candidatos como Lula, Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). 11% dos entrevistados não sabem em quem votariam e 8% anulariam o voto.

Leia também: Cerca de nove milhões de brasileiros foram vacinados contra Covid-19, aponta novo levantamento


A mesma porcentagem votaria em Bolsonaro se em vez de Dória, o apresentador e empresário Luciano Huck estivesse no pleito. Neste caso, 12% ficariam indecisos e 11% anulariam.

O cenário não muda se entrassem na corrida presidencial o ex-juiz e ex-ministro da justiça Sergio Moro, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Neste cenário, 4% ainda não saberiam em quem votar e 3% votariam branco ou nulo.

Quando perguntados em quem não votariam de jeito algum, 42% dos entrevistados responderam que em Lula, seguido de 38% em Bolsonaro, 28% em Doria e 26% em Huck.

A pesquisa também perguntou sobre um possível segundo turno. Neste caso, Bolsonaro vence Lula, Ciro Gomes, Doria e Huck. Mas 38% gostariam que o próximo presidente não fosse nem Bolsonaro, nem Lula.

A pesquisa Ideia Exame foi realizada entre os dias 10 e 11 de março, por telefone, com mil pessoas acima dos 16 anos, de todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos para mais e para menos.