Notícias

Pacheco oficializa criação de CPI da Covid-19 no Senado para investigar União e repasse a estados

Após oficialização no Senado, plenário do STF irá analisar a questão na próxima quarta (14)


13/04/2021 19h17

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM/MG) leu nesta terça-feira (13) o requerimento de criação da CPI da Covid-19. A leitura aconteceu durante sessão do plenário da Casa, como parte dos procedimentos necessários para sua criação. A ação acontece cinco dias depois da decisão do ministro Luís Roberto Barroso.

A leitura do requerimento significa que a comissão foi criada, mas não determina ainda a sua instalação e início das atividades. O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar a questão na próxima quarta-feira (14), podendo confirmar ou rejeitar a decisão monocrática de Barroso.

O pedido de criação da CPI cita a investigação das ações, omissões e possíveis crimes do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Em particular, o colapso do sistema de saúde Manaus, capital do Amazonas. Além disso, também investigará os recursos da União repassados a estados e munícipios.

Agora, os líderes partidários devem indicar os membros para compor a comissão. Serão 11 membros efetivos e sete suplentes, sendo que só pode ser instalada com maioria absoluta deles. Depois de instalada, serão escolhidos o presidente e o relator da comissão.

Leia também: Rosa Weber suspende trechos de decretos que flexibilizam regras sobre armas de fogo

Os parlamentares podem convocar pessoas para depor, ouvir testemunhas, solicitar a análise de documentos e determinar diligências, entre outras ações. Ao seu final, a comissão deve compartilhar suas conclusões.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças