Os senadores da CPI da Covid-19 se reunirão pela primeira vez nesta terça-feira (27). Os senadores Omar Aziz, do PSD do Amazonas, e Eduardo Girão, do Podemos, concorrem ao cargo de presidente do grupo. Girão é próximo ao Governo Federal e não possui apoio da maioria dos senadores que integram a comissão. A vice-presidência deve ficar com o senador Randolfe Rodrigues (REDE) e a relatoria com Renan Calheiros (MDB).
Após pressão de bolsonaristas, Renan Calheiros se declarou impedido de julgar temas relativos ao uso de verba federal em Alagoas. O filho dele, Renan Filho (MDB) governa o estado. A medida foi uma das condições necessárias para que ele assumisse a relatoria.
O foco da primeira reunião da CPI deve ser a formação da mesa do colegiado. No encontro, senadores esperam que fique clara a pressão do Palácio do Planalto para tentar barrar temas que possam gerar desgaste à imagem de Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da pandemia.
Leia Também: Ministro da Saúde admite preocupação com fornecimento de vacinas para 2ª dose da Coronavac
A Secretaria da Casa Civil enviou uma lista com 23 possíveis acusações contra o governo aos líderes dos ministérios da esplanada. Entre os questionamentos, está o de que o presidente teria induzido ex-chefes da pasta da Saúde a indicar o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra o vírus, como a hidroxicloroquina.
Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar no Jornal da Tarde.
REDES SOCIAIS