Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Em coletiva de imprensa, do lado de fora da sessão da CPI da Covid desta sexta-feira (18), o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou os nomes das testemunhas que serão investigadas por possíveis omissões durante a pandemia.

Ao lado de Calheiros, participam o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o senador Humberto Costa (PT-PE). Os três fazem parte da cúpula do chamado "G7", o grupo de parlamentares da oposição e da ala independente, mas que é crítica ao governo Bolsonaro.

Antes de divulgar a lista com os nomes, Renan explicou o porquê dessa reclassificação. "Porque acentuam um momento importante da investigação. Segundo, em português claro, significa dizer que, em relação a essas pessoas, contra as quais já acessamos provas, indícios, nós precisamos mudar o patamar da própria investigação, transformando-os em investigados. Isso é bom para a investigação e é bom também para a segurança jurídica do próprio investigado, porque a partir da declaração desta condição, ele passa a ter direito a informações e acesso as provas e indícios que estão sendo juntados na investigação".

Ele também explicou que a condição de investigado dificulta o depoimento. Por conta disso, a comissão decidiu reclassificar de testemunha para investigado aquelas pessoas que já prestaram depoimento. 

Por fim, o relator da CPI da Covid anunciou uma lista de 14 pessoas que passarão à condição de investigados. Confira:

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde

Ernesto Araújo, ex-ministro de Relações Exteriores

Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação Social da Presidência

Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde

Nise Yamaguchi, médica defensora da cloroquina

Paolo Zanotto, virologista defensor da cloroquina

Carlos Wizard, empresário

Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência

Francieli Fantinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização

Marcellus Campêlo, ex-secretário de Saúde do AM

Elcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde

Hélio Angotti Neto, secretário do Ministério da Saúde

Luciano Dias Azevedo, anestesista da Marinha apontado como autor de proposta para alterar a bula da cloroquina

A partir de agora, como investigados, eles podem ser alvos de medidas mais severas, como busca e apreensão.

Cabe a Renan Calheiros como relator, ao final dos trabalhos, elaborar um parecer e encaminhar ao Ministério Público eventuais pedidos de indiciamento.

Leia também: Relator Renan Calheiros diz à CPI que não irá fazer perguntas aos depoentesRandolfe protocola requerimento para convocação de representantes do Youtube e do Facebook