Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Palácio do Planalto
Reprodução/Flickr Palácio do Planalto

O professor Felipe Nunes exibe, na edição desta quarta-feira (7) do Manhattan Connection, uma pesquisa inédita sobre a temperatura política dos deputados no Congresso em relação a possibilidade do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Programa vai ao ar, às 22h, na TV Cultura e site oficial da emissora.

Nunes, que leciona ciência política na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e é diretor da Quaest - empresa que reúne tecnologia e inteligência de dados para realizar pesquisas observacionais e experimentais - leva ao programa dados sobre um levantamento feito de acordo com as manifestações nas redes sociais em relação ao pedido de impeachment, assunto tão debatido na última semana.

O levantamento mostrou que entre os 513 deputados federais no Brasil, 119 são favoráveis ao impeachment de Bolsonaro, 78 são contra e 319 não se manifestaram.

Dentro dessa porcentagem é possível identificar que quem não se manifestou pertence a partidos de centro. Nunes diz que esse silêncio se deve a "coalizão bolsonarista, que é montada em torno de uma combinação de partidos que dependem do governo, que trocam cargos e verbas pelo apoio ao presidente".

Ele afirma ainda que a pesquisa inédita evidencia o papel das redes sociais. Sem realizar uma pesquisa de campo, é possível ver para onde as coisas vão caminhar. "É um exemplo pequeno de como conseguimos estimar o comportamento das pessoas sem perguntar diretamente para elas", disse.

O professor conclui a apresentação da pesquisa dizendo que as redes sociais mostram que não haverá impeachment. O presidente cumprirá seu mandato até o fim.

Assista ao trecho completo:

eia também: Presidente do Haiti é assassinado em ataque a sua casa; país entrou em estado de sítio; Governo de SP anuncia retomada presencial no ensino superior em agosto

Assista ao programa na íntegra:

Apresentado por Lucas Mendes, Angélica Vieira e Caio Blinder, o Manhattan Connection vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.