Notícias

Investigado por incêndio de Borba Gato, Paulo Galo se apresenta à polícia nesta quarta

"O intuito é colaborar com as investigações de forma espontânea", disse o fundador do grupo "Entregadores Antifascistas"


28/07/2021 08h31

O entregador de aplicativos e ativista paulistano, Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo Galo, se apresentará, nesta quarta-feira (28), ao 11º Distrito Policial de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. A delegacia investiga o incêndio da estátua de Borba Gato, ocorrido no último sábado (24).

Galo é fundador do movimento dos "Entregadores Antifascistas" e está sendo investigado por supostamente participar do ato. Ele é integrante do movimento "Revolução Periférica" que assumiu o incêndio.

Na noite de terça (27), em nota, o ativista falou sobre o seu comparecimento à delegacia. "Conhecido como “Galo”, Paulo Lima se apresentará amanhã, quarta-feira (28), ao 11º Distrito Policial de Santo Amaro, em São Paulo, que investiga o incêndio contra a estátua de Borba Gato ocorrido no último sábado", escreveu.

"O intuito é colaborar com as investigações de forma espontânea, mesmo que haja um mandado de prisão expedido em seu desfavor, e apresentar sua versão sobre a suposta no ato", acrescentou Galo.

No domingo (25), a Polícia Civil prendeu Thiago Viera Zem, proprietário do caminhão usado para o transporte das pessoas até o local onde ficava a estátua.

Relembre o caso

Na tarde de sábado (24), um grupo composto por cerca de 20 manifestantes incendiou a estátua de Borba Gato que fica em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.

O monumento, obra de Júlio Guerra inaugurada em 1963, já foi alvo de outros protestos no passado, como um banho de tinta em 2016.

O motivo é o fato da estátua representar uma homenagem àquele que foi um bandeirante do século 18 que perseguia, assassinava e estuprava indígenas.

Enquanto a estátua ardia em chamas, os manifestantes aplaudiam.

Leia também: Cortella questiona ausência do Itamaraty no encontro de Bolsonaro com deputada alemãJustiça de São Paulo absolve Fernando Haddad por acusação de caixa 2 nas eleições de 2012

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças