Pedro Castillo assume a presidência do Peru nesta quarta (28), no bicentenário da independência do país
Posse acontece após o processo de contagem de votos mais lento em 40 anos e sucessivas contestações dos resultados por parte da adversária de Castillo, Keiko Fujimori
28/07/2021 14h47
Nesta quarta-feira (28), Pedro Castillo, candidato do partido Peru Livre, assumiu a presidência do Peru em cerimônia no Congresso.
Pedro foi eleito vencedor das eleições no dia 20 de julho, 44 dias após a realização do segundo turno das eleições - contagem de votos mais lenta em 40 anos - e sucessivas contestações dos resultados por parte da adversária Keiko Fujimori.
Leia também: SP amplia horário e ocupação em comércio e serviços a partir de 1º de agosto
A cerimônia de posse acontece no mesmo dia do Bicentenário da Proclamação da Independência do Peru, que ocorreu em 28 de julho de 1821. Castillo é o primeiro camponês a se tornar presidente do Peru, onde os indígenas quase sempre receberam serviços públicos deficientes.
“Queremos construir um país mais próspero e justo, onde uma maior geração de riquezas seja distribuída de forma equitativa entre todos os peruanos” disse em discurso de posse. Com relação à economia, Castillo disse que quer “a economia das famílias mais estável e próspera”.
Leia também: Incêndio na estátua de Borba Gato "foi feito para poder abrir um debate", diz Galo
Pedro também fez saudação aos seus “irmãos de povos indígenas, professores e quéchuas”. O novo presidente reforçou que a prioridade de seu governo é seguir a luta contra a pandemia da Covid-19.
“Não quero deixar de lembrar dos peruanos que não estão mais conosco, vamos honrar sua memória”, afirmou.
REDES SOCIAIS