Notícias

Justiça nega habeas corpus a Paulo Lima, acusado de atear fogo na estátua do Borba Gato

Defesa do ativista conhecido como "Galo" entendeu a decisão como "ilegal" e de "caráter político"


01/08/2021 21h47

O pedido de habeas corpus da defesa de Paulo “Galo” Lima, acusado de atear fogo na estátua do Borba Gato, foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) neste domingo (1). De acordo com o desembargador Walter da Silva, da 14ª Câmara do TJ, não há razão para revogar a prisão temporária do rapaz.

A defesa de Paulo Lima se manifestou pelas redes sociais e criticou a decisão do desembargador. “Entendemos que a decisão do Tribunal é arbitrária e ilegal, uma vez que não estão preenchidos os requisitos da prisão temporária e Galo está contribuindo com as investigações. O Desembargador ainda utiliza como fundamentação o fato de Galo fazer parte do movimento ‘Motoboys Antifascistas’, demonstrando o caráter político da decisão”, comunicou a nota.

Reprodução/Twitter Galo | #LiberdadeParaGalo


Leia Também: Igor Julião, do Fluminense, sugere troca da estátua do Borga Gato por uma da Ginasta Rebeca Andrade

Ainda segundo o comunicado, a defesa irá recorrer do indeferimento do habeas corpus de Galo perante ao Superior Tribunal de Justiça.

O incêndio na estátua do Borba Gato

No dia 24 de julho, um grupo denominado “Revolução Periféricaateou fogo na estátua do Borba Gato, na zona sul de São Paulo. O bandeirante é acusado por alguns historiadores de cometer atrocidades contra povos indígenas e africanos.

Na última quarta-feira (28), Paulo Lima se apresentou ao lado da esposa ao 11º Distrito Policial de Santo Amaro e foi preso. O entregador é membro do grupo que assumiu o ato.

Gessica Barbosa, esposa do entregador, também foi presa, mas teve a prisão revogada na última sexta-feira (30). Segundo Paulo Lima, ela não estava presente no ocorrido.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ