Notícias

"Não é verdade o que [Pazuello] falou sobre o Lira", diz Luis Miranda após ex-ministro desmentir pressões

Ex-ministro da Saúde que foi ameaçado pelo presidente da Câmara dos Deputados; "Se mentiu na aeronave, que responda pelos seus atos", rebateu Miranda


04/08/2021 20h18

Luis Miranda disse, nesta quarta-feira (4), "não ser verdade" que Arthur Lira ameaçou tirar Eduardo Pazuello do cargo de ministro da Saúde. Em depoimento à Polícia Federal, o deputado relatou que o ex-ministro da Saúde disse ter sido pressionado pelo presidente da Câmara dos Deputados a "liberar a grana" para municípios. O trecho do depoimento do parlamentar à PF foi obtido pelo jornal O Globo e divulgado na última terça-feira (3).

Em nota, Pazuello negou ter sofrido "qualquer pressão de Arthur Lira durante sua gestão no ministério da Saúde para disponibilizar recursos da pasta em atendimento a demandas do parlamentar".

Leia mais: Moraes inclui Bolsonaro em inquérito das fake news por ataques ao sistema eleitoral

Após o pronunciamento, Miranda publicou em suas redes sociais que "já imaginava" que a suposta confidência feita a ele pelo general não seria verdade. "A nota do Pazuello confirma o que eu imaginava, não é verdade o que ele falou sobre o Arthur Lira. Se mentiu na aeronave, que responda pelos seus atos. Desconheço fatos que desabonem o Presidente da Câmara!", escreveu o deputado.

Em sua participação no Roda Viva, em 12 de julho, o parlamentar narrou o mesmo episódio, que também foi relatado à CPI da Covid, mas não citou o nome do presidente da Câmara.

Questionado pela âncora do programa, Vera Magalhães, se a pessoa em questão era Lira, Miranda não quis confirmar. "Quem tem que falar isso é o Pazuello", disse.

Veja o trecho:

Segundo Miranda, a conversa teria acontecido em 21 de março, um dia após a reunião em que o parlamentar e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, apresentaram ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) suas suspeitas em relação à compra da vacina Covaxin.

Eduardo Pazuello foi exonerado do cargo dois dias depois, em 23 de março.

Procurada pela Cultura, a assessoria de Arthur Lira emitiu a seguinte nota: "A respeito das declarações dadas pelo deputado Luís Miranda , as mesmas devem ser respondidas pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. Sobre as demais informações propagadas, o deputado deverá responder no foro adequado, que é o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados."

Assista à entrevista de Luis Miranda na íntegra:

Leia também: Coronel Blanco reproduz áudios da negociação de vacina privada, e senadores apontam atividade ilegal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças