Notícias

Imprensa internacional repercute parada militar e cita "desfile de República de Bananas"

Veículos destacaram que o desfile ocorreu no mesmo dia em que a PEC do voto impresso entrará em votação na Câmara dos Deputados


10/08/2021 16h41

A imprensa internacional repercutiu o desfile de tanques promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro da Defesa Walter Braga Netto nesta terça-feira (10). Os veículos destacaram que a parada militar ocorreu no mesmo dia em que a PEC (proposta de emenda à Constituição) do voto impresso entrará em votação na Câmara dos Deputados.

O jornal britânico The Guardian citou o "desfile de República de Bananas" em seu título ao destacar uma publicação feita pelo jornalista Bruno Melo no Twitter, além de apontar críticas de outros jornalistas e políticos. O veículo ainda disse que Bolsonaro é um "ex-capitão do exército de mentalidade autoritária que disse que as eleições presidenciais do próximo ano podem não acontecer se as mudanças [no sistema de votação] não forem aprovadas."

Enquanto isso, o jornal americano The Washington Post publicou que, segundo os críticos, o fato de o desfile ocorrer na mesma data que a votação da PEC, "pareceu uma tentativa de intimidar os oponentes de um presidente que muitas vezes elogiou a ditadura militar anterior do país."

O francês Le Monde Diplomatique destacou que o desfile não havia ocorrido durante os anos em que a democracia foi retomada no país e ainda publicou que Bolsonaro sofre com uma queda de popularidade.

Leia também: Especialista compara desfile militar em Brasília a escaladas autoritárias no Peru, Venezuela e Turquia; Anitta critica Bolsonaro e ironiza voto impresso: "Parece uma piada"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças