Notícias

Ao menos cinco pessoas morreram no aeroporto de Cabul ao tentarem fugir após retorno do Talibã

No último domingo (15), o grupo extremista tomou o controle do palácio presidencial do Afeganistão e assumiu o controle do país


16/08/2021 10h14

Ao menos cinco pessoas foram mortas a tiros na manhã desta segunda-feira (16), no aeroporto internacional de Cabul, enquanto tentavam fugir do Afeganistão após a retomada do Talibã. Os voos foram cancelados, e em cenas caóticas, milhares de pessoas tentaram deixar o país. Os militares dos Estados Unidos também suspenderam temporariamente as operações aéreas no aeroporto.

Tropas americanas atiraram e mataram dois homens armados no local, de acordo com um oficial americano. Segundo ele, pelo outros três afegãos garrados a um jato da Força Aérea também morreram, ao serem atropelados.  

No último domingo (15), após o cerco em Cabul, o Talibã tomou o controle do palácio presidencial do Afeganistão e assumiu o controle do país. O grupo extremista, que defendia uma rendição pacífica do governo, tomou o poder após a fuga do presidente Ashraf Ghani.

Ele usou as redes sociais para se posicionar após os acontecimentos. Ghani justificou a saída do país para evitar um banho de sangue. Além disso, afirmou que "incontáveis patriotas seriam martirizados e a cidade de Cabul seria destruída" se permanecesse.

O cerco do Talibã na capital do Afeganistão aconteceu 20 anos depois do grupo extremista ser expulso pelas tropas americanas. Os Estados Unidos invadiram o país dias após os ataques de 11 de setembro de 2001. Desde então, o grupo ficou fora do poder. Apenas com a saída das tropas americanas, ele tomaram o governo.

Leia também: Número de mortos por terremoto no Haiti passa de 1.200; Dois milhões de doses prontas da Coronavac chegam ao Brasil

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças