Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/U.S. Institute of Peace
Flickr/U.S. Institute of Peace

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, deixou o país neste domingo (15) após o grupo extremista Talibã cercar a capital Cabul.

Com a fuga de Ghani, o Talibã diz que tomou controle do palácio presidencial. O grupo extremista defendia uma rendição pacífica do governo. O cerco acontece justamente após a saída das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão após 20 anos.





O Ministério do Interior disse a agência de notícia Reuters que o presidente embarcou para o Tajiquistão, país que faz fronteira com o Afeganistão no sul. Ainda segundo a agência, o gabinete da Presidência afegã não confirma o deslocamento por “questão de segurança”.

O grupo entrou na capital afegã após horas de cerco. Mais cedo, o Talibã tomou a cidade de Jalalabad, no leste do país, o que fez Cabul ser a única metrópole sob o comando do governo federal.

Leia também: Número de vítimas do terremoto que atingiu Haiti chega a 724 neste domingo (15)

Por conta dos acontecimentos de hoje, diplomatas americanos que trabalham na Embaixada do país deixaram o Afeganistão. O governo do Reino Unido pediu para que os cidadãos voltem para a Europa.

Contexto

O Talibã toma o poder no Afeganistão logo depois o exército americano deixar o país. Há 20 anos, o grupo extremista foi expulso de Cabul pelos Estados Unidos, após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Em abril, o presidente Joe Biden anunciou a retirada de todas as tropas do país até 11 de setembro. O Talibã avançou rapidamente depois de que a maior parte das forças lideradas pelos EUA deixaram o país em julho.

A queda de Cabul ocorre antes do previsto pelas autoridades norte-americanas.