Notícias

Enem 2021: Inep reabre inscrições para participantes isentos em 2020 que faltaram às provas

Decisão pode beneficiar 3 milhões de estudantes que não compareceram às provas por medo da Covid-19; prazo para se inscrever termina em 26 de setembro


14/09/2021 09h53

Nesta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabre as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 aos inscritos que tiveram isenção em 2020, mas não compareceram nos dias das provas. 

Os interessados devem se inscrever na Página do Participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. O prazo se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro.

A reabertura foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pode garantir inscrição para quase 3 milhões de estudantes que conseguiram a gratuidade da taxa no ano passado, mas não compareceram às provas por medo da Covid-19.

Aos novos inscritos, a prova será aplicada nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a edição do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). 

Os participantes já inscritos terão a aplicação da prova mantida para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.

"O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programas do Ministério da Educação", informou o Instituto.

Veja o cronograma atualizado do Enem 2021

Inscrição de isentos em 2020: 14 a 26 de setembro

Enem regular: 21 e 28 de novembro

Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022

Leia também: STF forma maioria para obrigar Ministério da Saúde a garantir 2ª dose de vacina em SPPela segunda vez, CPI tenta ouvir Marcos Tolentino, apontado como 'sócio oculto' do FIB Bank

    ÚLTIMAS DO FUTEBOL

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

    Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

    Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

    Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

    Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ