Notícias

"Não precisamos regular fake news", diz Bolsonaro durante evento do Ministério das Comunicações

Para presidente, "fake news é quase um apelido": "Se colocar um apelido e ficar chateado, vai pegar o apelido"


14/09/2021 19h49

Em evento realizado pelo Ministério das Comunicações nesta terça-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que "fake news faz parte da nossa vida". "Quem nunca contou uma mentirinha para a namorada?", comentou o chefe do Executivo.

"Hoje em dia, o fake news morre por si só, não vai para frente", continuou o presidente. Ele ainda afirmou que é "um dos que mais sofre com fake news": "Se for levar em conta o que se fala do presidente nas redes sociais, eu duvido que [alguém] apanha mais do que eu. Mas, em nenhum momento recorri ao Judiciário para tentar reparar isso. Entendo que o fake news é quase um apelido. Se colocar um apelido e ficar chateado, vai pegar o apelido".

Bolsonaro disse não ser preciso regular a disseminação das fake news, com ressalva para casos de falsas acusações de estupro. Para ele, "comunicação é liberdade" e "é melhor viver em liberdade do que viver sem liberdade". 

Estudo feito por pesquisadores do MIT publicado na revista Science em 2018 apontou que um notícia 'fake' tem 70% de chance a mais de ser compartilhada e, consequentemente, atingir mais pessoas. No Brasil, as fake news são entrave para a superação da pandemia de Covid-19. O principal alvo do conteúdo falso são as vacinas contra a doença, de acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Leia também: Placa em homenagem à Marielle Franco é inaugurada em metrô de Buenos Aires

A cerimônia de entrega do Prêmio Marechal Rondon de Comunicações contou também com a presença de Michelle Bolsonaro, primeira-dama, de Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, além de Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal. Filho do presidente, Flávio Bolsonaro foi um dos homenageados.

Leia mais: Processo da Lava Jato contra Eduardo Cunha é enviado à Justiça Eleitoral do Rio

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças