Na manhã desta quarta-feira (15), o primeiro-ministro iraquiano Mustafa Al Kadhimi pediu a ajuda de diversos países para recuperar o dinheiro, enfatizando que bilhões de dólares foram roubados e contrabandeados para fora do país por conta da guerra.
Al Kadhimi fez seu pedido na Conferência Internacional Para a Recuperação de Fundos Roubados, que começou hoje na capital iraquiana Bagdá, a conferência contou com a presença do secretário geral da Liga Arabe, Ahmed Aboul Gheit.
Leia mais: Boris Johnson anunciará reforma no governo britânico
O primeiro-ministro ainda afirmou que a retomada do valor "é uma oportunidade importante para combater a corrupção".
Seguindo com seu discurso de abertura, o iraquiano seguiu com seu pedido de ajuda: ‘’peço aos países amigos e irmãos que ajudem o Iraque a recuperar seus fundos e estamos abertos ao máximo grau de cooperação com todos os países a esse respeito’’.
A Conferência Internacional também recebeu alguns ministros da justiça árabe, chefes de órgãos financeiros e jurídicos árabes e representantes de associações e organizações árabes contra a corrupção.
O Iraque espera que a reunião impulsione seus esforços para recuperar a quantia que foi roubada e contrabandeada evitando assim que ela pare em outro país.
Leia também: SpaceX de Elon Musk inicia nova fase do turismo espacial nesta quarta-feira (15)
REDES SOCIAIS