Paraisópolis, a segunda maior comunidade de São Paulo, completa exatos 100 anos de história nesta quinta-feira (16). Com mais de 100 mil habitantes, 21 mil domicílios em uma área de 10 km², o bairro pode ser considerado uma cidade.
Localizada na zona sul da capital paulista, ela só é menor do que Heliópolis. Um século atrás, o local ainda era denominado como Fazenda do Morumbi quando começou a ser povoado. É um lugar que dá exemplo de luta social, reivindicando direitos básicos e senso de comunidade.
Leia mais: ONU divulga relatório sobre aumento de crise climática
Prevent Senior desafia ‘supostos médicos’ a provarem acusações de fornecimento do ‘kit Covid’
A auxiliar administrativa Neusa Vicente contou à TV Cultura que, quando chegou no lugar, tinha medo e não conseguia dormir durante a noite. No entanto, 50 anos depois, ela afirma que não sairia da comunidade onde criou seus filhos e convive com seus netos.
Um número impactante é que 85% da população é nordestina, que migrou para São Paulo em busca de oportunidades de uma vida melhor. Apesar de ser uma favela, Paraisópolis se encontra no bairro do Morumbi, uma das áreas mais ricas de todo o país.
Assista à Matéria do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS