Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

O Grupo Companhia das Letras publicou, na manhã desta sexta-feira (17), uma nota de posicionamento sobre “Abecê da liberdade: A história de Luiz Gama, o menino que quebrou correntes com palavras”, livro infantil que relativiza a escravidão e o tráfico de escravos comercializado pela editora.

Maior empresa do ramo no Brasil, a companhia diz que incorporou a obra de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta sem revisão em 2015. Após repercussões negativas e apontamentos de racismo, o livro foi recolhido do mercado nesta semana.

Nós erramos”, declarou a editora. A nota ainda afirma que a empresa está tomando “ações de compromisso com a pauta antirracista e analisando novas iniciativas que possam ser incorporadas”.

Leia mais: Comissão da Câmara aprova texto-base de projeto sobre terrorismo no Brasil

Bolsonaro perderia para Doria e Ciro em um possível segundo turno, segundo pesquisa

A companhia ainda destaca que concorda com as críticas, e que “sentimos muito pelo ocorrido e lamentamos profundamente. Quando percebemos o nosso erro grave, imediatamente disparamos o processo de recolhimento dos livros do mercado.”

Luiz Gama foi um orador, jornalista e escritor, além de ter sido Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. No século XIX, o ex-escravo foi responsável por libertar mais de 500 pessoas.

“Seguimos certos de que a atitude antirracista é o caminho correto e continuaremos cotidianamente reafirmando esse valor com nossas publicações. Agradecemos as manifestações vindas do público e da imprensa, que foram fundamentais para nosso processo de amadurecimento. Seguimos sempre abertos para o diálogo. É preciso reconhecer erros e esse foi um erro grave”, conclui o texto.

Leia a nota na íntegra: