O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou neste domingo (19) que o apagão que afetou cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais na noite deste sábado (18) não tem nenhuma relação com a crise hídrica do país. A causa foi um “desligamento total” da Subestação de Rocha Leão. O local pertence a Furnas, que também admitiu a falha.
“As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.
O ONS também afirmou que entrou em ação para “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”. Isso fez com que as cidades cariocas e mineiras sofressem com a falta de energia.
Agora, as entidades avaliarão as causas do ocorrido e determinar se o “desligamento total” foi um problema técnico ou um erro humano.
Leia também: Google homenageia Paulo Freire no dia que o educador completaria 100 anos
No Rio de Janeiro, 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana relataram apagão na noite do sábado. Já em Minas Gerais, pelo menos 62 municípios registraram a queda de energia.
REDES SOCIAIS