Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou neste domingo (19) que o apagão que afetou cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais na noite deste sábado (18) não tem nenhuma relação com a crise hídrica do país. A causa foi um “desligamento total” da Subestação de Rocha Leão. O local pertence a Furnas, que também admitiu a falha.

“As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.

O ONS também afirmou que entrou em ação para “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”. Isso fez com que as cidades cariocas e mineiras sofressem com a falta de energia.

Agora, as entidades avaliarão as causas do ocorrido e determinar se o “desligamento total” foi um problema técnico ou um erro humano.

Leia também: Google homenageia Paulo Freire no dia que o educador completaria 100 anos

No Rio de Janeiro, 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana relataram apagão na noite do sábado. Já em Minas Gerais, pelo menos 62 municípios registraram a queda de energia.