Notícias

Lewandowski cobra informações sobre sabatina de André Mendonça a Davi Alcolumbre

Comissão de Constituição e Justiça do Senado recebeu a indicação de Bolsonaro em 19 de agosto mas ainda não marcou a data da sessão que avaliará o candidato a uma vaga no STF


21/09/2021 19h12

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, atendendo ao pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Jorge Kajuru (Podemos), determinou que Davi Alcolumbre (DEM), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, envie informações sobre a sabatina de André Mendonça em dez dias. A sessão deve ocorrer para avaliar a indicação dele a uma vaga na suprema corte.

O presidente da comissão é o responsável por marcar a data em que o plenário votará pela aprovação ou não do ex-advogado-geral da União. No entanto, Alcolumbre ainda não definiu quando ocorrerá a sessão.

O nome de André Mendonça é uma das indicações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ela foi oficializada no dia 13 de julho. Já no dia 19 de agosto, a Comissão recebeu de forma oficial a indicação do presidente. Alguns senadores, como os que acionaram o STF, estão irritados com a demora na marcação da data.

Leia Também: Oito ex-funcionários de Carlos Bolsonaro exerciam 'ocupações incompatíveis', diz MP

André Mendonça tem 48 anos de idade e é servidor de carreira da advocacia-geral da União. Comandou a AGU entre janeiro de 2019 e abril de 2020, quando foi convidado pelo presidente para assumir o Ministério da Justiça, após a saída de Sergio Moro. Em março de 2021, retornou para a AGU.

Como ministro, usou a Lei de Segurança Nacional para processar críticos do governo. Como advogado-geral, mostrou seu lado "terrivelmente evangélico" no julgamento que proibiu a realização de missas e cultos durante a pandemia. Este era um dos requisitos que Bolsonaro expressou para a escolha do novo ministro.

Leia Mais: CPI da Covid: Wagner Rosário chama Simone Tebet de "descontrolada" e gera tumulto

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças