Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Senado
Reprodução/TV Senado

Na sessão da CPI da Covid desta quinta-feira (23), o relator Renan Calheiros (MDB-AL) e o senador Jorginho Mello (PL-SC) trocaram acusações, entre gritos de "vagabundo" e "safado", e precisaram ser contidos fisicamente pelos colegas parlamentares.

A briga começou quando Renan declarou que há corrupção na gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e citou como exemplo o fato de o governo ter feito contratos de compra de vacinas e insumos para combater a pandemia com empresas agora investigadas.

"Foi empresa dessa gente escolhida pelo presidente para comprar vacina. Ele preferiu esse tipo de negociação. É por isso que tem aumentado a cada dia a percepção de que o governo é um governo corrupto", afirmou Renan.

Jorginho, que é aliado de Bolsonaro, não gostou da declaração e tentou defender o presidente. "Não foi governo que escolheu [as empresas]. Foram os picaretas que tentaram vender".

O relator reclamou da interrupção, já em tom elevado. "Eu não permito que me interrompam. Pode defender o seu presidente da República quando quiser. Na hora q eu falo, não".

Jorginho ainda repetiu que o governo não escolheu negociar com "picaretas". Renan ressaltou não admitir ser interrompido. Então Jorginho gritou: "Vá para os quintos!"

"Vá vossa excelência, com o seu presidente e o Luciano Hang", respondeu Renan.

Jorginho defendeu Hang: "Vá lavar a boca para falar do Luciano Hang, um empresário decente, um homem honrado".

"Vá lavar a tua, vagabundo", atacou Renan.

A partir daí, o bate-boca se intensificou. Jorginho chamou Renan de "ladrão e picareta". O relator repetiu as mesmas ofensas. 

Até que Renan se levantou da tribuna para se aproximar de Jorginho, sentado no plenário. A comissão ainda não havia registrado uma discussão em que os membros se levantaram para tirar satisfações um com o outro.

A partir disso, formou-se um tumulto em torno dos dois parlamentares. Renan chamou Jorginho de "puxa-saco", que rebateu: "Vagabundo”.

Os demais senadores presentes tiveram que conter fisicamente Renan e Jorginho. Com isso, os ânimos aos poucos se acalmaram. O relator voltou à tribuna e o depoimento desta quinta-feira, do empresário Danilo Trento, foi retomado.

Leia também: CPI da Covid agenda depoimento do empresário Luciano Hang para a próxima quartaButantan reage e diz que Ministério da Saúde não tem direito de impedir venda de CoronaVac