O Cristo Redentor completa 90 anos nesta terça-feira, 12 de outubro, juntamente às comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida.
O santuário, localizado no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, tem 38 metros de altura, como um prédio de 13 andares, o que permite que a estátua seja vista até em alguns pontos da Região Metropolitana. Além do significado religioso, é um dos mais famosos pontos turísticos do mundo.
Eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o monumento coleciona números superlativos. Com seus braços abertos a mais de 700 metros acima do nível do mar, ele é admirado por turistas de todos os cantos. É a terceira maior representação de Cristo do mundo. Com 1.145 toneladas, a estátua foi construída para resistir a ventos de 250 km/h.
O Cristo Redentor em números
- Estátua - 30 metros de altura
- Pedestal - 8 metros de altura
- Monte Corcovado - 710 metros acima do nível do mar
- Cabeça - 3,75 metros e pesa 30 toneladas
- Pés -1,35 metro, cada um
- Mãos - 3,2 metros, cada uma
- Coração no peito da estátua - 1,30 metro*
- Distância entre os braços - 28 metros
- Braços - pesam 57 toneladas, cada um
- Peso total - 1.145 toneladas
- Revestimento - milhares de triângulos de 3 centímetros de pedra-sabão
*O coração estilizado para representar o Sagrado Coração de Jesus é o único elemento que na parte interna também é revestido de pedra-sabão.
Celebração
Na manhã desta terça-feira, uma missa é celebrada na Catedral Metropolitana pelo arcebispo Dom Orani Cardeal Tempesta, como parte das comemorações pelo aniversário do cartão-postal mais famoso do Brasil. A cerimônia ocorreria no Cristo, mas o tempo instável obrigou que a missa fosse transferida para a Catedral.
Além disso, desta terça (12) até sábado (16), a Catedral Metropolitana realizará uma semana de ações de cidadania em comemoração aos 90 anos do Cristo. Diferentes serviços de saúde, alimentação e emprego serão oferecidos à população em vulnerabilidade social. As pessoas poderão receber atendimento médico, exames, serviços de higiene pessoal e beleza, além de oferta de vagas em cursos e orientação vocacional.
Leia também: Desculpas de Bolsonaro acalmaram os ânimos, diz Renata Gil no Roda Viva; "Polarização acontece também dentro das instituições", afirma Renata Gil no Roda Viva
REDES SOCIAIS