Notícias

Auxílio Brasil: substituto do Bolsa Família começa a ser pago nesta quarta

Beneficiários com NIS final 1 serão os primeiros a receber a ajuda do governo federal


17/11/2021 07h45

Nesta quarta-feira (17) começam os pagamentos do Auxílio Brasil - programa que substitui o Bolsa Família. A estimativa é que neste mês de novembro cerca de 14,6 milhões de beneficiários recebam a ajuda do governo federal.

Com valor médio de R$ 217,18 neste mês, a primeira parcela será paga hoje aos beneficiários de NIS com final 1 e terminará no dia 30 aos beneficiários de NIS com final 0. Assim como no Bolsa Família e no auxílio emergencial, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal.

Todas as famílias inscritas no Bolsa Família têm direito ao novo benefício. Casos em que o usuário precisar atualizar informações, como mudanças na família e na documentação do responsável familiar há menos de dois anos, será necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para atualizar os dados.

Quem recebeu o Auxílio Emergencial, mas não recebia Bolsa Família, não está automaticamente incluído no Auxílio Brasil.

Quem ainda não recebia Bolsa Família, mas está inscrito no Cadastro Único (Cadúnico) e atende os requisitos do programa, poderá ser incluído nos próximos meses, mas não há garantias. O Ministério da Cidadania promete adicionar mais 2,4 milhões de beneficiários em dezembro.

O novo programa social terá três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário arranje um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: o novo aplicativo Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco. Também é possível realizar o atendimento pelo Telefone Caixa: 0800 426 02 07.

Leia também: “Guerra Cultural é a maneira de Bolsonaro se manter eleitoralmente viável”, avalia Alexandre SchwartsmanAdriana Couto vence Prêmio Comunique-se 2021 e entra para a galeria de notáveis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19