Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Inep
Reprodução/Flickr Inep

Ocorre neste domingo (21) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os estudantes inscritos terão que responder 90 questões de múltipla escolha e escrever uma redação.

Hoje, as perguntas do exame correspondem às ciências humanas e linguagens. O segundo dia de provas contará com questões relacionadas às ciências exatas.

Ao todo, 3.109.762 pessoas se inscreveram para realizar o Enem 2021. É o menor número desde 2005. Com relação à edição do ano passado, também houve uma redução na porcentagem de pretos, pardos e indígenas.

Contexto

Esta edição do exame chega em meio a diversas polêmicas. Após Jair Bolsonaro (sem partido) pedir que mudassem o termo “Golpe de 1964” para “Revolução”, o Presidente da República ainda disse que o Enem terá a “cara do governo”. No entanto, dias depois, ele assumiu não ter visto nenhuma das questões da prova.

Ministro da Educação, Milton Ribeiro concordou com a fala e completou que o Enem 2021 “tem a cara do governo no sentido de competência, honestidade, seriedade”.

Mesmo com a autopropaganda, o exame pode sofrer com influências externas. Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável por formular o Enem, alegam que a prova sofreu interferências por parte de terceiros.

Requisitos

Como a prova começa às 13h30, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Os estudantes podem se retirar do local de prova a partir das 15h30, sem levar o caderno de questões. Aqueles que desejam levar o questionário devem aguardar até as 18h30, meia hora antes do término geral do exame.

Todos os inscritos devem levar um documento original com foto, sendo válidos RG, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, Carteira de Registro Nacional Migratório, Provisório de Registro Nacional Migratório e identificações que tenha validade como documento por lei. Cópias não serão aceitas.

Ainda que haja a opção do estudante levar seu próprio álcool em gel, o produto será disponibilizado nos locais de prova. Como o uso de máscara é obrigatório e a prova é longa, os inscritos podem levar uma extra caso julguem necessário, assim como lanches. Aqueles que têm suspeitas de Covid-19 não devem comparecer, e deverão ser submetidos a uma reaplicação da prova em até cinco dias úteis.

Para o preenchimento do cartão de respostas, é necessário a utilização de uma caneta esferográfica preta produzida em material transparente. O estudante deve levar o material.

Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras gorros, drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, celulares e quaisquer outros aparelhos eletrônicos estão proibidos.