Um caso de infecção pela nova variante do coronavírus, a B.1.1.529, foi detectado na Bélgica nesta sexta-feira (26). É o primeiro caso da variante no continente europeu. A cepa foi identificada pela primeira vez na África do Sul e preocupa as autoridades sanitárias devido ao alto número de mutações do vírus.
Em uma rede social, o virologista Marc Van Ranst, que trabalha em conjunto com o departamento de saúde pública belga, relatou que a infecção foi identificada em uma pessoa que voltou de viagem do Egito no dia 11 de novembro e apresentou os primeiros sintomas no dia 22 de novembro.
Nesta semana, países da Europa passaram a restringir voos à África do Sul, como é o caso dos governos do Reino Unido e da Alemanha. A Itália também proibiu a entrada de viajantes procedentes do país sul-africano e de mais seis nações.
Até o momento, além da Bélgica, foram registrados 77 casos da variante B.1.1.529 na África do Sul, quatro em Botsuana, um caso em Hong Kong e um caso em Israel (além de outros dois suspeitos).
Leia mais:
- Países europeus restringem voos da África do Sul devido a nova variante
- Anvisa recomenda restrições para voos vindos de 6 países africanos
REDES SOCIAIS