Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

O Estação Livre desta semana teve como tema os direitos humanos no Brasil. Nesta sexta-feira (10) é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, mas será que o nosso país assegura estes para toda a população? É o que a apresentadora Cris Guterres debateu com as convidadas Júlia Neiva e Giselle Cristina.

Cris mencionou a diferença de garantias aos negros, o que foi reforçado por Giselle.

“O que seria o direito primordial se não o da vida? A população negra no Brasil, hoje, praticamente não tem direito à vida. A situação de servidão é diferente, mas é tão grande quanto a do início do século passado”, comentou a socióloga.

A apresentadora Cris Guterres levantou outro ponto importante nessa discussão, as terras. Ela explica que depois do período de escravidão os negros não tiveram esse direito assegurado.

Segundo a advogada Júlia Neiva, até hoje esse direito não é garantido para essa população. “Quem é proprietário de terras no Brasil? São grandes latifúndios que não pertencem aos negros. Inclusive, a titulação de terras para comunidades tradicionais e quilombolas está estagnada, muito atrasada. A de povos originários também”, explicou.

Júlia acredita que essas garantias estão no papel, mas não existem na prática.

“Eles (negros) não foram protegidos e estão longe de serem reconhecidos como titulares desse direito, infelizmente”, completou a advogada.

Confira o trecho completo:

Leia também: “O fanatismo religioso é contrário à vida”, afirma pastor

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.