Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

Vinte e cinco anos após sua primeira participação no Roda Viva, Caetano Veloso voltou ao centro do programa de entrevistas nesta segunda-feira (20). O cantor afirmou que era um 'liberalóide' até pouco tempo atrás, mas deixou de ser.

Caetano foi questionado sobre movimentos considerados identitários. "Eu aprendi muito, ao longo dos anos, com esses movimentos, sobretudo no movimento relativo à raça, por achar que realmente a gente não pode se satisfazer com o que o Brasil chegou a fazer no trato dessa questão", afirmou.

Para o compositor, a experiência colonial que marcou a história brasileira precisa ser superada com coragem, mas "não vale superar como os Estados Unidos superaram": "Eu fui liberalóide até pouco tempo atrás, não sou mais". 

Leia também: Caetano Veloso relembra meme “Como você é burro, cara”, originado no Vox Populi

"Desde o governo Fernando Henrique [Cardoso], nas privatizações, eu já ficava em dúvida", continuou Caetano, que também citou alguns nomes do liberalismo internacional. "Eu me lembro que dei uma entrevista para a Folha, me perguntaram [sobre] Reagan, Thatcher... Eu falei: 'Prefiro São Francisco de Assis'", brincou.

Leia mais: “Não quero sair do Brasil, só morei fora porque fui exilado”, diz Caetano Veloso

Assista ao trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Participaram da bancada de entrevistadores Adriana Couto, jornalista e apresentadora do programa Metrópolis da TV Cultura e do programa Nova Manhã, da Rádio Nova Brasil FM; Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S.Paulo e colunista e apresentadora do Mynews; Maria Fortuna, repórter de Cultura do jornal O Globo; Luiz Antonio Simas, professor e escritor; Leonardo Lichote, jornalista; e Ademir Correa, diretor de conteúdo da Rolling Stone Brasil.

O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.