O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) os detalhes de como funcionará a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Segundo a Pasta, não será mais obrigado a prescrição médica para imunizar a faixa etária, como era previsto anteriormente.
A consulta pública organizada pelo Ministério da Saúde mostrou que a maioria da população foi contra a exigência de prescrição médica para a vacinação de crianças. Para imunizar o público, será necessário apresentar uma autorização dos pais. Se o responsável estiver junto a criança, não será cobrado um termo por escrito.
Leia mais: Maioria é contra prescrição médica para vacinação infantil, relata audiência pública
Os detalhes aconteceram durante entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (5). A vacina aplicada será a da Pfizer, com uma dose pediátrica, ou seja, uma dosagem menor. O frasco também terá uma cor diferenciada.
"Isso foi testado através de ensaios clínicos e já logrou aprovação em agências sanitárias respeitáveis, a exemplo do FDA [agência dos Estados Unidos], da Agência Europeia de Medicamentos, e agora teve o aval da Anvisa. Portanto, a Anvisa atestou a segurança regulatória", explicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13, e a entrega aos estados deve acontecer no dia 14.
O cronograma do governo vai priorizar a vacinação de deficientes permanentes e pessoas com comorbidade. O calendário acontecerá de forma decrescente de idade, dos mais velhos para os mais novos. O intervalo das doses para as crianças será de oito semanas.
A expectativa do governo é receber até o final do mês 3,7 milhões de doses da vacina: 13 de janeiro com 1,248 milhão de doses; 20 de janeiro; com 1,248 milhão de doses; e 27 de janeiro com 1,248 milhão de doses. Até o final do primeiro trimestre, 20 milhões de doses pediátricas serão enviadas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no último dia 16, a imunização com a vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.
Leia também: Secretário do Ministério da Saúde recomenda máscara contra flurona
REDES SOCIAIS