A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) divulgou uma nota nesta sexta-feira (7) em repúdio às declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) com relação a vacinação de crianças contra a Covid-19. A associação afirma que o presidente cria um “desnecessário clima de medo”.
Na última quinta-feira (6) ele voltou a criticar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou a vacinação da faixa etária.
“Anvisa agora virou… Não vou comparar com um poder aqui no Brasil, mas virou outro poder. É a dona da verdade em tudo” afirmou o presidente em entrevista.
Leia mais: Hospitais privados pedem redução no tempo de afastamento de profissionais da saúde
Bolsonaro também afirmou que desconhece qualquer morte causada pela Covid-19 de crianças. Dados do Sivep-Gripe, base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), mostram que ao menos 301 crianças de 5 a 11 anos morreram em razão da doença desde março de 2020.
“Ao deturpar informações apresentadas por renomados cientistas na audiência pública, menosprezar as sérias complicações da doença na população infantil — ignorando centenas de óbitos — e criar artifícios para adiar o início da vacinação, o mandatário cria um desnecessário clima de medo, que pode motivar inúmeros pais ou responsáveis a não levarem suas crianças às salas de vacinação. Em outras palavras, o discurso pode causar hospitalizações, mortes e sofrimento evitáveis”, afirmou a SBIm em nota.
A imunização do público infantil foi aprovada no dia 16 de dezembro de 2021.
Leia também: UBSs de São Paulo irão realizar atendimento a pacientes com gripe aos sábados
REDES SOCIAIS