Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Universidade Federal de Ouro Preto/Divulgação
Universidade Federal de Ouro Preto/Divulgação

O Parque Estadual de Ibitipoca, que fica localizado nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mara de Minas Gerais, suspendeu a visitação de cavernas após a tragédia no Lago de Furnas em Capitólio.

A coordenação da unidade de conservação justifica a decisão por haver risco de deslocamento e queda de blocos rochosos e, por isso, a ação é preventiva. O alerta foi colocado no portal oficial do parque.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Minas, a decisão foi tomada após um parecer de espeleólogos (especialistas em cavernas) que atuam na região. No documento, eles dizem que a "saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos".

Para reabertura desses espaços, será necessário aguardar pelo menos sete dias de estiagem para avaliar as condições das placas e dos blocos de rochas.

Leia também: Minas Gerais registra mais 5 mortes e 10 mil desalojados por conta das chuvas no estado

O parque em Ibitipoca foi inaugurado em 1973 e tem uma área de 1,4 mil hectares, com a Mata Atlântica como bioma predominante. O local possui 10 cavernas.