Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26), a Operação HARDWOOD, que combate o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica no estado do Pará, assim como a comercialização clandestina de madeira extraída irregularmente, a receptação de madeira ilegal e a manipulação de créditos florestais.

A operação visa também responsabilizar os autores da agressão cometida contra um fiscal do IBAMA. A Justiça Federal, TRF1 Subseção de Santarém, expediu seis mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão com alvos nas cidades de Uruará/PA, Senador José Porfírio/PA, Anapu/PA, São Bento/PB, Santarém/PA e Mojuí dos Campos/PA.

Leia também: Governadores prorrogam congelamento do ICMS de combustíveis por 60 dias

O inquérito policial que deu origem à operação deflagrada hoje teve início no ano de 2020 com a apreensão de 60 toras de madeiras realizada pelo IBAMA, ocasião que resultou no ataque de supostos madeireiros contra um fiscal do IBAMA, que foi atingido por uma garrafa na cabeça.

São investigados os crimes de desmatamento ilegal, que comina pena de reclusão de dois a quatro anos e multa; receptação de madeira ilegal, pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa; invasão de terras da união, pena de detenção de seis meses a três anos; associação criminosa, pena reclusão de um a três anos; entre outros.

A operação recebeu esse nome em razão das espécies de madeira que são comercializadas pelo grupo criminoso investigado, em sua grande maioria classificadas como madeira de lei, traduzidas para a língua inglesa como hardwood.

Leia também: Gorila macho mais velho do mundo morre aos 61 anos nos Estados Unidos