O secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Paulo José Galli, afirmou que a causa da abertura da cratera na Marginal Tietê, na capital paulista, aconteceu devido o rompimento na galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel da obra da Linha 6-Laranja do Metrô. O episódio aconteceu na manhã desta terça-feira (1º) e causou um enorme congestionamento nas principais vias da cidade.
"Houve um rompimento da galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel. Houve um inicio de vazamento às 8h21, os empregados foram todos removidos rapidamente, e o que começou de uma maneira leve acabou rompendo. O solo não suportou o peso da galeria e acabou rompendo. A toneladora [tatuzão] passava a três metros abaixo da galeria, não foi um choque da toneladora com a galeria”, explicou Galli.
Ainda não se sabe o que causou o vazamento no esgoto. O governador de São Paulo João Dória (PSDB) solicitou a apuração do acidente.
As primeiras investigações apontavam que um “tatuzão” tinha sido o responsável pelo rompimento. Porém, o secretário foi ao local e explicou que o equipamento passava três metros abaixo da galeria e não houve choque com a adutora.
Leia também: Governador da Bahia fala sobre “ausência de projetos estruturantes do Governo Federal”
Ele também informou que uma auditoria já foi aberta para identificar exatamente o que aconteceu no local para adotar as medidas cabíveis neste caso. O secretário disse ainda que num primeiro momento "não há riscos" para os imóveis do entorno, mas que será feita uma análise.
Sobre o acidente
Um acidente em uma obra do metrô da linha seis laranja de São Paulo fez com que parte da Marginal Tietê cedesse nesta terça-feira (1º). A avenida foi interditada no sentido da rodovia Ayrton Senna. A obra fica na região do poço de Aquinos, localizado entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó.
Houve um rompimento na coletora de esgoto da Sabesp. Há vazamento de água no local. Os túneis que estavam sendo escavados sobre o rio Tietê ficaram inundados.
De acordo com informações preliminares do corpo de bombeiros, ninguém se feriu gravemente. Dois funcionários que tiveram contato com o vazamento de água foram socorridos.
REDES SOCIAIS