Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura estreia, na próxima quarta-feira (2), o programa Giro Econômico. Apresentado pela jornalista Maria Manso e com comentários do economista e cientista social Ricardo Sennes, a atração semanal mostrará os muitos lados da economia, fará uma análise completa dos investimentos feitos pelas empresas e governos e discutirá maneiras de o Brasil voltar a crescer.

A atração vai ao ar às quartas-feiras, às 23h. O programa aponta, de forma didática, o que deu certo e o que deu errado, apresenta bons exemplos na administração pública, explica quais políticas trazem ganho para a sociedade e quando muito investimento se torna benéfico para poucos.

“O Giro é sobre a economia real. Esmiúça as variações econômicas que encontramos no dia a dia e que estão ligadas a fatores estruturais, às escolhas feitas ao longo da história”, diz Ney Marcondes, diretor do programa.

Leia também: Linhas Cruzadas desta quinta-feira (24) discute a pré-história

"Nós queremos ajudar as pessoas a entenderem a lógica por trás das decisões de uma política econômica, de que forma as peças se movimentam, quem ganha e quem perde nesse jogo estratégico que, às vezes, lembra uma partida de xadrez. A ideia é que o Ricardo Sennes, nosso comentarista, explique as questões estruturais que nos colocaram onde estamos e quais decisões podem nos tirar da crise”, comenta Maria Manso, apresentadora do Giro Econômico.

Unindo a economia e a ciência social, o novo jornalístico faz uma análise que valoriza o bem-estar da maior parte da população. Vai além dos números, mostra que, na maior parte das vezes, o sucesso ou fracasso econômico é consequência das políticas públicas, dos caminhos escolhidos pelos representantes eleitos pelo voto.

“Eu, como tenho DNA de repórter, vou me esforçar para fazer as perguntas que as pessoas, em casa, gostariam de ver respondidas. E também vou aprendendo junto”, enfatiza a apresentadora.

Leia também: Brasileiro que mora na Rússia relata "estado de alerta" em meio ao conflito com a Ucrânia