Conheça os principais candidatos de São Paulo para o Senado
26/05/2022 14h00
Nas eleições gerais deste ano, além de votar para presidente, os brasileiros vão escolher governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
A corrida para os governos e para o Senado se entrelaçam com a eleição presidencial. Os principais concorrentes ao Planalto tentam articular candidaturas para que possam ter palanques nos estados e no Distrito Federal.
No Senado, que irá renovar um terço dos mandatos neste ano, os pré-candidatos a presidente buscam formar uma base de apoio no Congresso que ajude a sustentar o futuro governo.
Conheça os principais candidatos de São Paulo para o Senado:
1 José Luiz Datena (PSC)
O jornalista e apresentador de televisão é filiado ao Partido Social Cristão. É conhecido por apresentar o Brasil Urgente na TV aberta. Datena lidera as pesquisas para o Senado com 29%.
2. Sergio Moro (União Brasil)
Um jurista, ex-magistrado, filiado ao União Brasil. Foi juiz federal, professor da Universidade Federal do Paraná e ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro. Segue as pesquisas com 21,8%.
3. Márcio Luiz França (PSB)
Político e advogado brasileiro. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro, foi governador de São Paulo, de 2018 até 2019.
Veja imagens: WebStory: Conheça os principais candidatos de São Paulo para o Senado
4. Janaina Paschoal (PRTB)
Jurista e política, filiada ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. É advogada e professora da Universidade de São Paulo e deputada estadual do Estado.
5. Nice Yamaguchi (PROS)
Médica e pesquisadora-docente universitária brasileira, com doutorado pela Universidade de São Paulo, foi filiada ao Partido Trabalhista Brasileiro e agora é do Partido Republicano da Ordem Social.
Cenários
O levantamento do instituto para a disputa do Senado em São Paulo aponta o apresentador José Luiz Datena (PSC) à frente na corrida para ocupar a cadeira. Com dois cenários possíveis, França aparece em terceiro, com 13,7%, seguido pela deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), com 8,5%, e pela médica Nise Yamaguchi (PROS).
Na pesquisa espontânea — em que as pessoas são perguntadas sem saberem os candidatos — Tarcísio, Haddad e França aparecem empatados dentro da margem de erro.
REDES SOCIAIS