Notícias

Supremo define lista que enviará ao presidente com nomes para o TSE

Nesta quarta-feira (4), o plenário do STF elaborou a lista tríplice que será enviada ao presidente para a vaga de ministro substituto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)


04/05/2022 15h35

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (4), os três nomes que serão enviados à Jair Bolsonaro para a escolha do novo ministro do TSE, instância máxima da Justiça Eleitoral. 

O órgão tem suas competências, atribuições e composição definidas na Constituição Federal, composto no mínimo, de sete ministros titulares. Desse total, três são provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas advindos da advocacia.

Leia também: Em meio à crise, Bolsonaro tem que escolher novo nome do TSE em lista indicada pelo STF

Foram escolhidos para indicação os advogados: André Ramos Tavares (9 votos), Fabrício Medeiros (8 votos) e Vera Lúcia Santana de Araújo (7 votos), primeira mulher negra a constar em uma lista tríplice para o TSE. A advogada Rogéria Dotti, que estava na lista dos candidatos entregues pela Corte Eleitoral, recebeu 4 votos.

O indicado por Bolsonaro ao TSE ficará responsável por avaliar ações sobre propaganda eleitoral, tema particularmente sensível no pleito deste ano. Ocupará a cadeira deixada por Carlos Velloso Filho, que deixou o cargo por questões de saúde

Bolsonaro é obrigado a seguir a lista tríplice, mas pode escolher qualquer um dos três candidatos. Não há prazo para a decisão, que pode sair, inclusive, depois das eleições, ou até mesmo ser tomada por um possível novo presidente.

Leia também: Mourão diz que União "não tem dinheiro” para reajuste salarial de servidores

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supremo Tribunal Federal define lista que enviará a Bolsonaro com nomes para o TSE

Mourão diz que União "não tem dinheiro” para reajuste salarial de servidores

Rússia inicia operação para invadir Azovstal, último ponto de resistência em Mariupol

Oficial de Justiça informa STF que Daniel Silveira “não vai mais usar tornozeleira”

Conselho de Ética vai investigar Eduardo Bolsonaro por ataques a Miriam Leitão