Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Ministério da Saúde
Reprodução/ Flickr Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde decidiu manter o uso da vacina da empresa Janssen-Cilag na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A decisão da pasta leva em conta a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para manter o uso do imunizante.

A vacina já estava aprovada para uso emergencial desde o dia 31 de março de 2021 pela agência. Além de contemplar a imunização primária, o registro inclui a aprovação da dose de reforço.

A decisão da Saúde foi divulgada na última quarta-feira (11) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid).

Leia também: SP nomeia David Uip como secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde

Até o momento, mais de 487 milhões de doses de vacina Covid-19 foram distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que 92% do público acima de 12 já recebeu a primeira dose e 87% já recebeu a segunda dose ou dose única da vacina Covid-19.

Sobre a vacina

A vacina da Janssen é baseada em um vetor de adenovírus sorotipo 26 (Ad26.COV2.S). É indicada para imunização ativa para prevenir a Covid-19 causada por SARS-CoV-2 em pessoas com 18 anos de idade ou mais.

O imunizante é aplicado em dose única de 0,5ml para imunização primária. Adicionalmente, uma dose de reforço de 0,5 ml da vacina covid-19 (recombinante) pode ser administrada pelo menos 2 meses após a primeira dose.

A vacina também pode ser administrada como uma dose de reforço heteróloga (de vacina diferente), para pessoas que concluíram a vacinação primária com uma vacina de tecnologia mRNA. Atualmente, a única vacina de mRNA aprovada no Brasil é a vacina da Pfizer. Nesse caso, o intervalo para a dose de reforço é igual ao autorizado para a vacina utilizada na vacinação primária.

Leia também: "Quem trata de eleição são forças desarmadas”, afirma presidente do TSE

O prazo de validade do produto é de 24 meses, a contar da data da sua fabricação, quando armazenado em temperatura -25°C a -15°C. Após o descongelamento, a vacina deve ser conservada sob refrigeração à temperatura de 2°C a 8°C. Nesta condição, a vacina possui validade de 6 meses.